ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Vacinação continua para grupos prioritários; veja quem tem direito

Fernanda Mathias | 20/05/2016 10:41
No Tiradentes, vacinas se esgotaram antes das 8h e pacientes ficaram indignados (Foto: Alcides Neto)
No Tiradentes, vacinas se esgotaram antes das 8h e pacientes ficaram indignados (Foto: Alcides Neto)

A Prefeitura de Campo Grande informou esta manhã que, embora a campanha de vacinação contra H1N1 se encerre nesta sexta-feira (20), aqueles que se enquadrem nos grupos prioritários “serão atendidos em qualquer Unidade mesmo após o término da campanha”.

Quanto ao tumulto ocorrido esta manhã no posto do Tiradentes, após esgotarem as doses, a Prefeitura informa que “houve uma corrida nas unidades de saúde, o que acarretou falta de vacina em algumas delas”.

Como as vacinas têm acondicionamento refrigerado, as unidades comportam determinado número de frascos e, quando acabam é solicitada, aos distritos, nova remessa. “Isso gera um período de falta, mas que serão repostas”. No posto, pacientes reclamam que não são informados sobre a reposição. 

A vacinação contra influenza na rede pública é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto (mulheres em resguardo), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema penitenciário.

Prorrogação – O prazo da vacinação contra a gripe A foi estendido até o final de novembro para grávidas e 30 de junho para crianças de seis meses a dois anos de idade. O objetivo é alcançar a meta e vacinar 80% da população de risco. Oficialmente a campanha de imunização contra a doença termina amanhã, dia 20, e os dados dão conta que a cobertura atingiu 67,14% até ontem. Em Campo Grande a última atualização apontava cobertura de 71,38% do público alvo, o que corresponde a 118.742.

Nos siga no Google Notícias