ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Veja o que o coronavírus mudou na rotina de Campo Grande até agora

Guilherme Correia | 16/03/2020 14:41
Corredor de shopping no centro de Campo Grande, com pouco movimento.
Corredor de shopping no centro de Campo Grande, com pouco movimento.

Após 3 casos confirmados de campo-grandenses com coronavírus, prefeitura, Justiça e Governo do Estado estabeleceram regras que mudam o funcionamento de escolas, serviços e eventos. Veja o que já ficou definido até agora, inclusive pela rede particular de ensino e Igreja Católica:

Escolas 

Rede municipal - Aulas ficam suspensas pelo prazo de 20 a partir de 18 de março, com possibilidade de prorrogação. A carga horária será reorganizada posteriormente pela Secretaria Municipal de Educação.

Rede estadual - Por enquanto não há suspensão de aulas

Rede particular - Cada escola deve decidir qual o procedimento a ser adotado. Nesta segunda-feira, a maioria resolveu manter as atividades, mas deixou a cargo dos pais enviar ou não os filhos para a escola, sem prejuízo em faltas ou notas.

Eventos

A partir de 16 de março estão suspensos todos os eventos públicos e ficam vedadas as concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 100 pessoas. Os eventos só poderão ser remarcados após consulta ao Comitê Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Nas situações em que não for possível o cancelamento ou adiamento, devem ocorrer com portões fechados, sem a participação do público, como campeonatos esportivos. Expogrande e show do sertanejo Gusttavo Lima já foram suspensos.

Cinemas

A ordem é não realizar sessões de cinema com mais de 100 pessoas nas salas. Mas até o momento nenhuma  das 3 redes se manifestou sobre a suspensão dos serviços. 

Shoppings

Continuam normalmente abertos, porém, reforçaram a colocação de displays com álcool em gel por todos os corredores. A mesma orientação é dada a terminais urbanos e comércio, que também devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70% para os usuários, em local sinalizado. Devem ser disponibilizadas informações visíveis sobre higienização de mãos, sabonete líquido e papel toalha descartável nos lavatórios de higienização de mãos

Restaurantes

Ainda funcionam sem alteração, mas orientação é que reforcem os serviços delivery. Também devem fornecer álcool gel 70% na entrada para uso dos clientes, colocar mesas a distância mínima de um metro e meio entre elas, aumentar frequência de higienização de mesas e balcões, e manter ventilados ambientes de uso dos clientes.

Igrejas

Por enquanto, apenas o Santuário da Perpétuo Socorro decidiu suspender todas as missas e novenas. Tudo será transmitido por Facebook e site. O local continuará aberto para visitação.

Delegacias

Mesmo com o aumento da possibilidade de contágio, pelo alto fluxo de pesssoas,  o atendimento nas delegacias de Campo Grande continua normalmente.    

Justiça

O Tribunal de Justiça decidiu priorizar julgamento virtual e o sistema de videoconferência em caso de audiências. Solenidades nos prédios do TJMS serão suspensos.

Aeroporto

O Aeroporto Internacional de Campo Grande permanece com horário normal para vôos e conexões.

Doação de sangue

O funcionamento da Rede Hemosul/MS não será afetado. Em nota divulgada pela assessoria, foi informado que uma queda no número de doações já foi sentida durante esta semana.

Nos siga no Google Notícias