ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Vereadores aprovam presença de ambulantes nos terminais

Lidiane Kober e Kleber Clajus | 18/02/2014 14:15
Cerca de 50 ambulantes foram à Câmara Municipal pedir a aprovação do projeto (Foto: Kleber Clajus)
Cerca de 50 ambulantes foram à Câmara Municipal pedir a aprovação do projeto (Foto: Kleber Clajus)

Por unanimidade, os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (18), proejto de lei que permite a presença de vendedores ambulantes nos oito terminais de transbordo de Campo Grande. Eles, no entanto, vão precisar respeitar algumas regras para comercializar os produtos.

De autoria do vereador Coringa (PSD), o projeto prevê a necessidade de o vendedor obter cadastro e licença da prefeitura. Para obter o documento, o ambulante precisará provar não ter renda formal e confirmar a necessidade da atividade para garantir o sustento da família.

“Só queremos ficar dentro nos terminais e não nos importamos de pagar um taxa, desde que tenhamos respeito e fiscalização das atividades”, disse a presidente da Associação de Terminal de Transbordo de Campo Grande, Custódia Malaquias Gomes, 51 anos. Segundo ela, a entidade agrega 135 integrantes.

Ainda de acordo com o projeto, para assegurar a licença será necessário fazer parte da associação. A proposta prevê também multa de R$ 100 até R$ 1 mil para o ambulante que desrespeitar as regras do projeto. É proibido, por exemplo, comercializar produtos não autorizados e levar mobília aos terminais.

Antes da aprovação, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) chegou a questionar a proposta. Para ela, os terminais não possuem infraestrutura adequada para receber os vendedores. “Ao mesmo tempo em que a circulação de pessoas é grande, as plataformas são pequenas. Temo o risco de prejudicar o serviço”, comentou.

A opinião, contudo, foi vencida e, no final, ela votou pela aprovação da matéria, que, agora, precisa passar pela segunda votação e ganhar o aval do prefeito Alcides Bernal (PP). “Não tenho dúvidas que o prefeito será sensível à proposta que ajuda essa classe de operários que trabalham faça chuva ou faça sol e nas madrugadas”, disse o vereador Paulo Siufi (PMDB).

Também confiante no apoio de Bernal, o vereador Delei Pinheiro (PSD) lembrou que, em 2009, enquanto vereador, o prefeito apresentou projeto similar. “A proposta disciplinava o comércio ambulante nas ruas e nos terminais da Capital, mas foi arquivada, após Bernal virar deputado estadual”, contou.

Nos siga no Google Notícias