ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Vereadores se dividem sobre projeto de criar residencial em hotel

Vereadores apontam incentivo ao comércio e redução do déficit habitacional como pontos favoráveis; outros, criticam custo da obra

Silvia Frias e Fernanda Palheta | 20/08/2019 12:37
Adaptação de antigo hotel em condomínio foi um dos assuntos dominantes na sessão da Câmara,
hoje (Foto: Fernanda Palheta)
Adaptação de antigo hotel em condomínio foi um dos assuntos dominantes na sessão da Câmara, hoje (Foto: Fernanda Palheta)

O custo da adaptação do antigo Hotel Campo Grande em 117 apartamentos de 30 m² é o principal questionamento dos vereadores hoje, durante sessão na Câmara Municipal. Os favoráveis dizem que o projeto terá como consequência benefícios econômicos para comércio na região central.

O vereador Otávio Trad (PTB) usou a tribuna para dizer que o projeto vai “unir o útil ao agradável”. Segundo o parlamentar, vai transformar um local há muito fora de uso em unidades populares, fomentar o comércio e revitalizar o centro.

A mesma ideia foi defendida pelo vereador Carlos Augusto (PSB), citando exemplos de verticalização habitacional já executados em São Paulo, no governo de Paulo Maluf. O mais famoso é da década de 1990, o Projeto Cingapura, de urbanização das favelas da cidade, com entrega de 20 mil unidades habitacionais.

O vereador João César Matogrosso (PSDB) acredita que projeto irá reduzir o déficit habitacional. Além disso, na avaliação dele, o Plano Diretor da cidade possibilidade a ocupação na região central e não somente nos vazios urbanos. O custo não será alto, pois a região central já tem a estrutura disponível, com saneamento, asfalto e unidades de saúde e escolas próximas.

É justamente o custo dessa adaptação o principal questionamento de outros vereadores ouvidos pela reportagem. André Salinero (PSDB) ainda não tem opinião totalmente formada sobre o assunto, mas diz que é preciso avaliar se o recurso previsto não poderia ser melhor aplicado na ocupação de vazios urbanos. “No hotel só tem quarto e banheiro, não tem despensa, sala, precisaria de reforma grande”.

Para o vereador Valdir Gomes (PP), o resultado desse gasto é que a moradia pode não ser viável para pessoas de baixa renda, fugindo do propósito dado pela prefeitura, de beneficiar quem está na faixa residencial 1, com até três salários mínimos.

O vereador Vinícius Siqueira (DEM) citou o antigo encanamento de metal como um dos exemplos de como a antiga estrutura pode requerer alto custo para atender às exigências atuais de moradia segura. “Você tem que reformar uma estrutura abandonada há muitos anos e com vários problemas, é preciso ver a viabilidade disso”.

Nos siga no Google Notícias