ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Vídeo mostra que brincadeira motivou assassinato

Jovem de 19 anos foi morto com um tiro, na noite de domingo (31), na Avenida Afonso Pena

Ana Lívia Tavares | 01/11/2021 15:21


O desentendimento que terminou no assassinato de Rhennan Matheus, de 19 anos, estudante de Enfermagem, teve início por causa de uma brincadeira do jovem. Vídeo mostra que discussão teria começado após vítima girar uma cadeira, próximo a Diego Laerte, de 23 anos, dono da arma usada no crime, e atrapalhar o "zerinho" que o rapaz fazia com a moto.

Nas imagens gravadas por uma pessoa que estava nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, na noite deste domingo (31), quando Rhennan foi morto com um tiro, o jovem aparece sem camisa, de short e boné. Ele gira uma cadeira de plástico, supostamente, ao lado de Diego - descrito pelas testemunhas como o rapaz que faz "zerinho" com a moto - que se incomoda por ter sido "atrapalhado".

No vídeo, o motociclista ainda joga a moto para cima de Rhennan e começa a falar com ele. Em seguida, um outro rapaz, de camiseta preta, com escrita amarela e boné - descrito como Jhonny Souza, de 23 anos - autor confesso do disparo que matou o estudante, fica ao lado do amigo e passa a apontar o dedo em direção à vítima.

A partir deste momento, segundo testemunhas, teve início a discussão que levou a morte de Rhennan. "Não teve agressão física e foi uma briga rápida. Não ouvi o que conversavam, porque eles (Rhennan e Jhonny) estavam falando bem perto um do outro, no ouvido. E depois, vi quando o Jhonny foi até o Diego e pegou a arma", afirma um adolescente de 16 anos que conversou com o Campo Grande News e estava com o estudante de Enfermagem, no momento em que o crime aconteceu.

O adolescente, que era amigo de infância de Rhennan, disse à reportagem que eles não conheciam Jhonny e Diego e a briga foi algo de momento. "Nós estávamos em umas cinco pessoas e fomos na Afonso Pena porque outro amigo do Rhennan chamou. Não tínhamos costume de ir lá. Mas o Rhennan era brincalhão, ele não tinha maldade com ninguém, estava fazendo por brincar, coisa normal dele, e acabou nessa tragédia", disse o garoto, que por ser menor de idade, não terá o nome divulgado.

Inicialmente, havia sido divulgado com base no registro policial, que Jhonny estava em uma Volkswagen Saveiro junto com outras pessoas, no estacionamento das obras do Aquário do Pantanal, quando Rhennan, que estava fazendo "Zerinho" no mesmo local, se aproximou e reclamou alguma coisa.  No entanto, no vídeo, a vítima não aparece de moto.

Na manhã desta segunda-feira (1º), Jhonny foi preso na casa da mãe dele, no Bairro Chácara das Mansões, por policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações). O carro dele, uma Volkswagen Saveiro, foi apreendido. Já Diego foi localizado e preso, no Bairro São Jorge da Lagoa, com a arma do crime, que não possui registro.

De acordo com o GOI, os dois contaram a mesma versão sobre o homicídio, alegaram que estavam bêbados e o motivo da briga teria sido por besteira. Os dois amigos também confiram que não conheciam Rhennan.

Segundo os policiais, a única divergência é sobre o momento que Jhonny pega a arma. Diego disse que amigo ficou o tempo todo com o revólver. Porém, o adolescente narra que "Diego tirou a arma da cintura e entregou para o Jhonny, que caminhou até o Rhennan e atirou. Depois, os dois já fugiram", revela.

 "Brincalhão" - Ao Campo Grande News, o primo e a irmã de Rhennan contaram sobre um jovem divertido, popular entre os amigos e que gostava de fazer brincadeiras. "Sempre foi um primo que fazia brincadeiras, como aparece no vídeo. Ele gostava de estar em festa, sempre fazia piada e foi o que aconteceu. De repente, esse cara (Jhonny) aparece na intenção de matar", desabafa Leandro Antunes de Oliveira, de 31 anos, primo da vítima.

Os pais de Rhennan são divorciados e ele morava com a mãe. A irmã mais velha disse à reportagem que o jovem não possuía moto e ainda estava tirando Habilitação. "Ele não estava fazendo "zerinho" de moto. Meu irmão tinha amizade com todo mundo, girou a cadeira na intenção de brincar. E agora, nada vai trazer ele de volta", comenta Rhaianny Gabrily Oliveira Tose, 21 anos, sobre a prisão de Diego e Jhonny.

Morte - Rhennan Matheus, de 19 anos, estudante de Enfermagem, morreu na noite deste domingo (31), na Santa Casa de Campo Grande, cerca de 1h depois de levar um tiro no abdômen nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

O caso foi registrado como homicídio qualificado por motivo fútil, na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro. De acordo com o boletim de ocorrência, a morte de Rhennan aconteceu por causa do desentendimento, por volta das 22h.

Um vídeo mostra Rhennan caído no chão após o tiro. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas para o socorro, o jovem foi levado para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois de dar entrada no hospital.

Nos siga no Google Notícias