Vigília para jovem atacado por pitbulls une escoteiros na Santa Casa
Cerimônia foi realizada no estacionamento da Santa Casa, com apoio de outros grupos de Campo Grande

Membros do grupo Atalaia do Pantanal fizeram, na noite desta quarta-feira (16), vigília de oração no estacionamento da Santa Casa de Campo Grande. O ato foi em solidariedade ao escoteiro Valmir Pereira Lima Junior, de 21 anos, atacado por três pitbulls no último sábado (12), no Bairro Jóquei Clube. Ele está internado em estado grave e corre risco de perder o braço.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Escoteiros realizam vigília para jovem atacado por pitbulls em Campo Grande. Valmir Pereira Lima Junior, de 21 anos, foi atacado por três cães da raça no último sábado e está internado em estado grave na Santa Casa. O grupo escoteiro Atalaia do Pantanal, do qual Valmir faz parte, organizou uma vigília em solidariedade ao jovem. Valmir sofreu ferimentos graves, incluindo o rompimento de uma artéria no braço, e corre risco de amputação. Ele passou por duas cirurgias e segue sedado. Os escoteiros pedem doações de sangue para Valmir e cobram das autoridades leis mais rígidas para a criação de cães, visando evitar tragédias semelhantes.
A concentração começou às 20h e reuniu 50 pessoas, segundo a diretora-presidente do grupo, Renata Gamarra, de 47 anos. Além de escoteiros do Atalaia do Pantanal, integrantes de outros grupos da cidade participaram na escrita de cartas ao colega. “A mobilização se espalhou rápido. Todos quiseram estar aqui para orar e também doar sangue. Hoje é o mínimo que podemos fazer por ele”, afirmou.
Valmir faz parte do grupo desde a infância, mas havia se afastado durante a pandemia. No início deste ano, retornou às atividades. “Ele voltou com vontade. Estava participando de acampamentos e das reuniões de sábado no Parque Ayrton Senna. É um jovem querido por todos. Por isso, estamos tão abalados”, disse a gestora.

Segundo ela, os escoteiros têm recebido atualizações diárias da família. A mais recente, desta quarta, é de que Valmir chegou a despertar da sedação, mas ficou agitado e precisou ser sedado novamente. “Ele acordou, mas muito agitado. Por isso, os médicos optaram por sedá-lo de novo. Ainda não é possível saber quais serão as sequelas”, relatou.
O jovem passou por duas cirurgias: uma no domingo e outra na segunda-feira. A mais delicada foi para reparar uma artéria rompida no braço. “Há o risco real de amputação. Mas os médicos disseram que, até aqui, tudo está evoluindo conforme o esperado”, comentou Renata.

Ela destacou a importância da união do grupo nesse momento de fragilidade. “Somos uma família. Quando um escoteiro sofre, todos nós sofremos. Oramos por ele e também ajudamos como podemos, inclusive com doações de sangue. Está difícil para todos.”
Renata também fez um apelo às autoridades, diante da gravidade do ataque. “Um menino de 21 anos está entre a vida e a morte por causa da criação irresponsável de cães. Esperamos que essa tragédia sirva para alertar os legisladores. Não é o primeiro caso. Falta fiscalização, falta regulamentação. É preciso rever essas leis antes que novas famílias passem pelo que a de Valmir está passando.”
Conforme ela, as doações de sangue podem ser feitas no Hemosul, em nome de Valmir Pereira Lima Junior. Todos os tipos sanguíneos são aceitos.

O caso - Valmir foi socorrido em estado grave após ser atacado por três pitbulls. O caso aconteceu na noite de sábado (12) quando a vítima esperava uma pizza na residência do amigo, localizada na Rua Ouro Branco, em Campo Grande. Ele teve a artéria rompida e a orelha esquerda dilacerada.
De acordo a PM (Polícia Militar), a equipe do 10º Batalhão foi acionada durante patrulhamento no bairro por volta das 20h30 por testemunhas que contaram sobre o ataque de cães ao rapaz. Quando os militares chegaram encontraram a vítima caída com lesões nos braços, pernas e nádegas, além do rompimento da artéria no braço esquerdo e a orelha dilacerada.
O dono dos cachorros é um homem de 60 anos, no entanto, quem atendeu a polícia foi o filho, rapaz de 20 anos. Ele contou que estava em casa com um amigo e os dois decidiram pedir uma pizza, porém, quando o entregador chegou os animais ficaram agitados e atacaram o jovem.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.