ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Vizinho que matou pitbull Zeus, é levado à delegacia e confessa

Dono de extensa ficha criminal por violência doméstica, suspeito foi indiciado por maus-tratos e porte ilegal

Geisy Garnes | 27/08/2021 10:17
Arma usada para matar Zeus foi apreendida (Foto: Divulgação)
Arma usada para matar Zeus foi apreendida (Foto: Divulgação)

Ouvido pelas equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), o homem que assassinou um cachorro da raça pitbull a tiros, no Bairro São Jorge da Lagoa, no dia 19 de agosto, afirmou à polícia que guardava a arma usada no crime há cerca de 4 meses. Dono de uma extensa ficha criminal por violência doméstica, agora, ele foi indiciado por maus-tratos e porte ilegal de arma.

O crime acontece na noite do dia 19. Zeus, como era chamado, brincava com as crianças do condomínio, quando foi atropelado e morto com cinco tiros pelo suspeito. Ao Campo Grande News, a dona do animal, Emília Rodrigues, explicou que o cachorro era dócil e minutos antes, tinha pulado em uma criança do prédio. “não mordeu, nem nada, as crianças vivem brincando com ele”.

Assim que o caso foi denunciado, equipes da Decat foram ao local do crime. O suspeito foi encontrado e com ele, a arma calibre 38, usada do crime, foi apreendida. Como não tinha porte do revólver, o homem foi indiciado por porte ilegal.

Zeus foi atropelado e levou cinco tiros. (Foto: Direto das Ruas)
Zeus foi atropelado e levou cinco tiros. (Foto: Direto das Ruas)

Em depoimento, explicou que tem a arma em casa há quatro meses, desde que recebeu como pagamento por um “serviço”. Ele também detalhou os motivos que o levaram a atirar em Zeus. A versão, no entanto, não foi divulgada pela polícia, mas conforme apurado pela reportagem, ele teria matado o cachorro por receio de um ataque.

“O lamentável episódio ilustra a teoria de que os donos de cães de grande porte, principalmente, pitbulls, devem ter cuidados constantes com a guarda do animal, para não despertar nas outras pessoas, um comportamento que vá de encontro à integridade física, vida e saúde dos cães, haja vista que, muitas vezes, por medo e para prevenir de suposto ataque futuro, indivíduos podem agir de maneira a causar algum tipo de dano a esses tipos de animais”, divulgou a delegacia.

Além da arma, também foram apreendidos três projéteis e um fragmento de projétil, achados durante os trabalhos periciais. Dois deles foram retirados do corpo do animal, na realização do exame necroscópico por médico veterinário do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

O autor agora, responde pelos crimes de maus-tratos qualificado e com o aumento de pena devido à morte do animal e por porte ilegal de arma de fogo.

A morte de Zeus gerou revolta nas redes sociais. Em busca por justiça, os donos do animal criaram um perfil no Instagram para o pitbull e iniciaram uma campanha denominada “Justiça por Zeus”. Na página, seguida por mais de 2,4 mil pessoas, donos de animais e protetores descreveram a revolta pelo crime e a discriminação que os cachorros da raça sofrem.

Donos começaram uma campanha para pedir justiça. (Foto: Redes Sociais)
Donos começaram uma campanha para pedir justiça. (Foto: Redes Sociais)


Nos siga no Google Notícias