ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Vizinhos de parede, prédios públicos vão de “ferida aberta” a cuidados no Centro

Antigo Labcen é retrato do abandono na Calógeras, enquanto Casa do Artesão exibe revitalização

Por Aline dos Santos | 31/10/2025 11:29


Vizinhos de parede, prédios públicos vão de “ferida aberta” a cuidados no Centro
Lado a lado: abandono do antigo Labcen e a conservação de prédio histórico. (Foto: Osmar Veiga)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Campo Grande, dois prédios públicos vizinhos na Avenida Calógeras apresentam realidades contrastantes. Enquanto o antigo Laboratório Central Municipal (Labcen) permanece abandonado, a Casa do Artesão, construída em 1918, passou por revitalização e mantém sua importância histórica e cultural. O Labcen, com 999 metros quadrados, foi transferido para a Vila Rica após ultimato judicial devido às condições precárias. A Casa do Artesão, primeira sede do Banco do Brasil, sofreu prejuízos de R$ 40 mil com furto de fiação, mas hoje conta com sistema de segurança e preserva sua estrutura centenária.

Na Avenida Calógeras, a poucos metros da esquina com a Avenida Afonso Pena, no Centro de Campo Grande, dois prédios públicos, vizinhos de parede, vivem situação bem diferente.

O antigo Labcen (Laboratório Central Municipal) é o retrato do abandono, como uma “ferida aberta”. Defronte a quatro lojas fechadas e com placas de "aluga-se", ele se soma à crônica falta de solução para os imóveis da região central.

Ao lado, surge a Casa do Artesão, prédio histórico e que passou por revitalização. Cheio de história e arte, o local permite caminhar num piso que está lá desde 1918, há mais de 100 anos.

O vizinho preservado já foi vítima do abandono da estrutura do antigo laboratório. Depois de furto de fiação na Casa do Artesão, com prejuízo de R$ 40 mil, as portas do antigo Labcen foram emparedadas, com instalação de tapumes metálicos no pavimento superior.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

“Depois do furto, fecharam. Agora nós temos câmeras e material de segurança. Levaram toda a fiação de cobre. Aqui, há dois anos e meio, o prédio foi todo revitalizado. É patrimônio histórico, referência cultura de Campo Grande e um ponto ótimo”, afirma a coordenadora da Casa do Artesão, Eliane Torres.

O imóvel foi construído entre 1918 e 1923,  sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. O local foi a primeira sede do Banco do Brasil. A inauguração do espaço como Casa do Artesão aconteceu  em 1º de setembro de 1975.

Vizinhos de parede, prédios públicos vão de “ferida aberta” a cuidados no Centro
Imóvel fechado na Avenida Calógeras, que sofre com abandono. (Foto Osmar Veiga)

Caindo aos pedaços - Já o vizinho Labcen tem uma história de menos glórias, invariavelmente acompanhado do termo “caindo aos pedaços”, mesmo quando estava na ativa e tinha capacidade para fazer 270 mil testes por mês. O prédio tem 999 m² (metros quadrados).

Diante da situação precária, a Justiça deu um ultimato: ou a prefeitura reformava o local ou mudava de endereço. O laboratório foi transferido para a Vila Rica.

Vizinhos de parede, prédios públicos vão de “ferida aberta” a cuidados no Centro
Labcen em 2017, quando ainda estava na ativa na Avenida Calógeras. (Foto: Arquivo)

Esquecido na avenida, o imóvel ainda recebe algumas iniciativas de particulares para melhorar o visual. Caso da pintura na fachada, custeada por comerciante do entorno. O objetivo foi cobrir as pichações e dar um ar menos abandonado para a edificação.

Os vizinhos também tiveram que se mobilizar para a remoção de um tapume metálico que ameaçava despencar na cabeça dos pedestres.

Há três anos, em 2022, a Prefeitura de Campo Grande informou à reportagem que estava na fase final do processo de devolução do antigo Labcen para o governo do Estado. A reportagem questionou as duas administrações – municipal e estadual - sobre o imóvel. O Campo Grande News aguarda reposta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.