ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Caravana da Saúde desperta interesse de diversos estados e do Paraguai

Mariana Castelar | 21/06/2016 16:57
Caravana da Saúde desperta interesse de diversos estados e do Paraguai

Na sexta-feira (17), o secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto Fonseca, esteve em Campo Grande para entender como funciona a gestão da Caravana da Saúde. Antes dele, represententes do Paraná, Amazonas, Mato Grosso e Paraguai também viajaram à Capital com esta mesma finalidade, o que, segundo o governo estadual, mostra o sucesso da iniciativa capaz de zerar diversas filas de espera para atendimento na saúde.

Durante reunião, o secretário conta que no Distrito Federal o objetivo é diminuir a espera dos pacientes. “Viemos verificar a experiência de Mato Grosso do Sul no setor de saúde, já que temos filas de espera de muitos meses para vários procedimentos”, disse Fonseca.

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, afirma que os problemas são semelhantes nos Estados, e a Caravana da Saúde conseguiu equilibrar a questão financeira com e um projeto eficaz. “Nós questionamos onde se consegue uma eficiência maior, como é possível ofertar serviço de qualidade com volume maior e com preço mais adequado. E temos tido bastante sucesso”, afirmou.

Já o o coordenador da Caravana, Marcelo Mello, conta que o interesse vem surgindo de vários estados país e fora dele. “Resolvemos utilizando menos dinheiro, sem perder a qualidade do serviço. A discussão é de como gerir o dinheiro público a favor da população. Pernambuco é outro estado que está conversando conosco”, explica.

Utilizada como ferramenta de um programa audacioso de reestruturação do sistema de saúde em Mato Grosso do Sul, a Caravana passou por 11 microrregiões do Estado, onde realizou 46 mil cirurgias, 37 mil apenas de oftalmologia. Os números seguem grandiosos nas consultas, foram 100 nas 11 etapas e quase 500 mil procedimentos.

Nos siga no Google Notícias