ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Cartórios podem ter aumento de fila com novo sistema

Redação | 24/11/2010 14:47

A modernização do sistema de autenticação de documentos nos cartórios pode aumentar as filas nestes estabelecimentos, pelo menos durante o período de implementação das mudanças.

O alerta é do presidente da Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul), Paulo Pedra.

Com o novo processo, batizado de Sigex (Sistema de Informações Gerenciais Extrajudicia), os cartórios informarão seus procedimentos online, e não haverá mais selos físicos nas documentações.

A partir da implementação deste método, documentos como reconhecimento de firma e certidões, por exemplo, muito comuns nos cartórios, receberão uma numeração e um dígito verificador, ao invés de selos, como acontece até agora.

No caso das autenticações, ainda está sendo estudado o método de autenticação, se manual ou por meio de um selo.

Antes de inserir o número no documento, o cartório digita todas as informações no novo sistema, e o envio é feito online.

Nos siga no Google Notícias