ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

CCZ quer atrair libélula para combater a dengue

Redação | 12/05/2010 15:34

Como estratégia de combate à dengue, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) distribui amanhã, a partir das 8 horas, na praça Ary Coelho, em Campo Grande, 5 mil pacotes com sementes de uma planta. A "Crotalária" atrai uma libélula que é predadora da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a Crotalária é uma espécie de porte pequeno. O assessor técnico do CCZ Mauro Lúcio Rosário recomenda que ela seja plantada em jardins.

Além da distribuição das sementes, a CCZ irá fazer uma campanha educativa com amostragens da larva e do mosquito Aedes aegypti e exibição de maquetes de casas sem recipientes que podem se tornar criadouros do aedes e em condições favoráveis à proliferação do mosquito.

Somente neste ano, 11 pessoas morreram vítimas da dengue em Campo Grande, de acordo com relatório epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).