A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/01/2013 21:58

CFMV é contra tratamento da leishmaniose e diz que pode punir veterinários

Nyelder Rodrigues

Após a decisão judicial que declarou nula a determinação dos ministérios da Saúde e do Agricultura, de proibir o tratamento da leishmaniose em cães, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se posicionou contra a decisão, como já assinalava anteriormente.

O CFMV também confirma que pode punir os médicos veterinários que determinem tratamento para os animais infectados, e orienta que estes profissionais devem ser denunciados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do respectivo estado.

As denúncias devem ser apuradas e, se confirmadas, os médicos veterinários devem responder a Processo Ético Profissional e ainda à representação junto aos ministérios públicos estadual e federal.

As penas podem ir desde advertência confidencial, em aviso reservado, e censura confidencial, em aviso reservado, até censura pública, em publicação oficial, e suspensão do exercício profissional até três meses. Outra hipótese é a de cassação do exercício profissional.

De acordo com o conselho, o tratamento da leishmaniose visceral em animais oferece risco á saúde da população, já que o tratamento não promove cura parasitológica da doença, e o animal segue sendo hospedeiro e fonte de contaminação através do mosquito transmissor.

Ainda conforme o CFMV, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que somente a adoção de medidas integradas, como o uso de inseticidas e a eutanásia dos cães contaminados podem garantir a segurança da população, até que a cura seja cientificamente comprovada.

Os dados apresentados são de que nos últimos 11 anos, em nove estados, a leishmaniose foi a causadora de mais mortes que a dengue. Antes limitada às áreas rurais e região Nordeste, ela acabou se espalhando pelo país. Entre 2000 e 2011, 2.609 pessoas morreram por causa da desta doença.



Comparemos o tratamento da leishmaniose, com o aborto, "dizem" que existem médicos que fazem o aborto em humanos, Lembro "dizem", então não acredito que veterinários sérios éticos e dedicados irão realizar o tratamento da doença, acredito que as pessoas que querem tratar a doença estão caindo na mão de charlatão e não de médicos veterinarios.
 
Wilson Souza em 19/01/2013 18:50:09
O QUE? ENGRAÇADO ISSO, DE QUE ADIANTA MATAR OS CACHORROS? DEVEMOS COMBATER OS VETORES. ATÉ PORQUE, ESSA DOENÇA MANIFESTA-SE EM MAMÍFEROS, MESMO SE MATARMOS TODA POPULAÇÃO DE CACHORROS AINDA EXISTIRÁ A DOENÇA. CACHORROS INFECTADOS DEVEM SER TRATADOS, NÃO MORTOS! NÃO É O CACHORRO O TRANSMISSOR E SIM O MOSQUITO (OU MOSCA, PORQUE OVULA NA TERRA). O PODER PÚBLICO DEVERIA DISTRIBUIR INSETICIDAS, ISSO SIM, COMO OCORRE EM PAÍSES DE 1º MUNDO.
 
natacha medeiros em 19/01/2013 15:37:58
Agora é Lei Federal, e outra cada o exemplo desse conselho.
 
Elaine de Almeida Cunha em 19/01/2013 11:15:32
Mata mais do que a dengue, porque o povo é porco... se cada um cuidasse da sujeira do seu quintal, não existiriam mosquitos da dengue e nem o mosquito palha (transmissor da leishmaniose)! O povo tem que ter cultura, ser educado... não adianta você limpar seu quintal ou jardim, se o seu vizinho não limpa! O que falta é uma campanha de educação!
 
Lila Lima em 19/01/2013 00:02:33
Antigamente os veterinários protegiam os animais hoje em dia querem exterminá-los! Será que essas pessoas que ESTUDARAM tanto não sabem que se eliminar TODOS os cães da face da terra, (como eles gostariam) o vetor e transmissor o mosquito palha ainda estaria disseminando a doença? Então é mais fácil acabar com os cães.
 
Anna Gonçalves em 18/01/2013 23:46:18
é o seguinte, eu tenho uma cahorra que deu positivo segundo o exame do ccz, mandei fazer em uma clinica deu negativo, mas e as pessoas que nao podem pagar? sacrifica o animal na primeira? porque não apoiar esse projeto dessa veterinária que salvou a vida desse cachorro? porque ela salvou a vida desse cachorro e automaticamente salvou a vida indiretamente de muitas pessoas. vamos pensar assim...
 
geferson cabral em 18/01/2013 23:28:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions