ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Cidade fecha bares às 22h e fica 4 anos sem registrar um homicídio

Aliny Mary Dias | 21/07/2013 08:30
Cidade não registrou nenhum caso de homicídio em 4 anos (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)
Cidade não registrou nenhum caso de homicídio em 4 anos (Foto: Renato Vessani/Vicentina Online)

Altos índices de homicídios e investigações a fim de encontrar suspeitos de crimes foram situações que Vicentina, a 255 quilômetros de Campo Grande, não vivenciou durante 4 anos. De janeiro de 2009 até março de 2013, a cidade não registrou nenhum caso de homicídio, segundo os dados do Mapa da Violência divulgado nesta semana pelo Cebela (Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos).

Com 5,9 mil habitantes em 2011, durante alguns anos, a cidade foi destino de trabalhadores do setor da cana. As usinas da região trouxeram imigrantes para a cidade e os índices de violência não eram surpreendentes como os registrados no levantamento.

“Diante dessa situação, nossa primeira ação foi fazer um trabalho de triagem desses trabalhadores. Conseguimos diminuir a criminalidade a partir de 2009 e mantemos isso até agora”, explica o delegado João Francisco Silgueiros, que atua na Delegacia de Polícia da cidade há 5 anos.

O acompanhamento dos trabalhadores das usinas e o reforço no policiamento na cidade, no entanto, não foi a principal estratégia que deu certo para zerar as estatísticas de homicídios na cidade. Silgueiros explica que a mudança de horário de funcionamento dos bares da cidade foi a ação que deu certo e pode ser copiada por outros municípios.

“Em um trabalho conjunto entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, nós fixamos limites de horários para funcionamento dos bares. Todos aqueles que não vendem lanches, só podem ficar abertos até às 22 horas”, afirma o delegado.

A mudança foi proposta porque a bebida sempre foi a causa de desentendimentos que acabavam em mortes na cidade. “O álcool é o grande causador da maioria dos crimes que nós registrávamos aqui em Vicentina, depois disso nós conseguimos zerar os índices de homicídios”, conta Silgueiros.

Após quatro anos de calmaria, o primeiro homicídio registrado na cidade foi no dia 5 de março deste ano. Segundo o delegado, o autor da morte foi preso em flagrante e o caso repassado para a Justiça.

Números – Outra cidade que também não registrou nenhum homicídio entre 2009 e 2011 é Jateí, a 292 quilômetros de Campo Grande. Outro município com baixos índices é Novo Horizonte do Sul, a 329 quilômetros da Capital. Em 2011 e 2009 não houve registros de mortes, a última ocorreu em 2010.

Nos siga no Google Notícias