A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

06/09/2013 09:00

Cigcoe vira Bope com estrutura seis vezes maior e PM tem novos batalhões

Graziela Rezende e Leonardo Rocha
Policiais participam de solenidade alusiva ao Dia da PM (Foto: Marcos Ermínio)Policiais participam de solenidade alusiva ao Dia da PM (Foto: Marcos Ermínio)

Estrutura pleiteada há uma década, a Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) ganha status de batalhão, com mais uma unidade em Campo Grande e efetivo que pode ser até seis vezes maior. “Será um tropa diferenciada, com estrutura para atender casos de alta complexidade, como possíveis rebeliões em presídios, marginais homiziados (escondidos no mato), explosivos e atendimento a reféns, por exemplo,”, afirma o major Marcos Paulo Gimenez, comandante da companhia.

Segundo o major, desde o início das ações da Cigcoe, os policiais sustentavam a ideia de se transformar em Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), com mais armamento e treinamento especial aos servidores. “Nós temos profissionais formados em São Paulo, no Paraná e Espírito Santo, sendo que eles é quem vão ministrar as aulas agora, inclusive para a nova remessa que virá com o concurso em andamento”, explica o major.

Tropa de choque - As aulas, previstas para durarem quatro semanas e com início previsto para segunda-feira (9), serão de controle de distúrbios civis. “Os policiais atuarão como uma tropa de choque, sendo as primeiras aulas de operacionalização e desobstrução em rodovias”, explica o major.

 

Comandante da Polícia Militar fala da nova estrutura da polícia (Foto: Marcos Ermínio)Comandante da Polícia Militar fala da nova estrutura da polícia (Foto: Marcos Ermínio)
André assina decreto durante evento que amplia batalhões (Foto: Marcos Ermínio)André assina decreto durante evento que amplia batalhões (Foto: Marcos Ermínio)

Até o momento, de acordo com a Polícia Militar, eram 16 batalhões e 6 companhias indepedentes, sendo que agora serão 19 batalhões e 5 companhias. Além do Bope, os novos batalhões incluem a “Polícia de Choque” e o “Batalhão da Polícia de Trânsito”.

Já o Bope e a Cigcoe deixarão de atender somente a Capital para prestar serviço também ao interior do Estado. O Batalhão de Trânsito subsitui a Ciptran (Companhia de Polícia Independente de Trânsito).

Novo comandante - Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, eventos excepcionais como invasões de terras e conflitos indígenas também serão atendidos por tais policiais. O Bope será coordenado pelo tenente-coronel Luiz Antônio Sá Braga e hoje serão assinados três decretos que criam os batalhões.

Por questão de segurança e estratégica, o efetivo não terá divulgação. A 1ª Cia será a Guarda e Escolta em Campo Grande; a 2ª será a Cia de Bonito, a 3ª Cia em Maracaju, que também atende Nova Alvorada. Já a 4ª Cia será em Amambaí, para atender também a cidade de Coronel Sapucaia e por último a Cia de Chapadão de Sul, a 321 quilômetros da Capital.

Os eventos fazem partes das comemorações de 178 anos da PM/MS, com solenidades e eventos que seguem até o dia 30 de setembro.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


parabens para toda policia de campo grande ms pelo seu trabalho na segurança da populaçao
que deus esteja sempre adiante de cada soldado ao cruzar com o seo inimigo
OBS. GOSTARIA QUE VCS OLHACE UM POUCO PARA VILA PROGRESSO
AQUI PARECE A CLACOLANDIA EM SP E DE DIA DE NOITE O BICHO PEGA

FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO CHEIO DE PAZ PARA TODOS
 
antonio carlos coletti em 13/12/2013 15:54:11
Parabéns a PM de MS, agora com nova estrutura e com certeza mais atuante e quem ganha é a população. Em minha cidade (JARDIM-MS), contamos com um Batalhão da PM, PM Ambiental, PRF, Corpo de Bombeiros. É uma cidade que se destaca no Sudoeste pela segurança que tem a população. Lógico que existem problemas, porém se houver pesquisa com grande garantia a nossa cidade teria o mínimo de problemas em comparação a outras cidades do nosso Estado.
 
IVAN VITORIO BRAGA em 09/09/2013 13:45:32
O CIGCOE há muito é a melhor tropa de Mato Grosso do Sul, com militares empenhados em suas missões, providos de treinamento de alto nível, e dedicados, acima de tudo, a banir a criminalidade das cidades do nosso Estado. Mais que merecido este reconhecimento, pois, nós, campograndenses, só temos a agradece-los. Faca na caveira!!!!!!!!!!!
 
Levi Carneiro da Silva em 06/09/2013 17:06:22
Gostaria de lembrar à Ana Britez que o Coronel David coordenou uma campanha de coletade assinaturas para mudar a lei e aumentar as penas para quem atentar contra os policiais e também penas mais rigorosas no código penal. Foram coletadas mais de 100mil assinaturas que serão entregues dia 16. É bom se informar antes né Ana Britez?
 
José Antonio Pereira em 06/09/2013 15:19:45
Esperamos com isso que o Bope MS não se iguale ao de São Paulo apenas reprimindo as manifestações populares com a mesma truculência, esperamos essa força contra os criminosos que tiram o sossego da população sul mato grossense.
 
Junior Ferreira em 06/09/2013 14:40:36
Parabéns ao sr. Governador do Estado e aos comandantes da PM. Tive o prazer de conhecer o treinamento desta tropa (CIGCOE) e posso afirmar que estão entre os melhores e mais bem treinados do pais. Inclusive seus integrantes são chamados para dar instrução para outras policias, pela própria SENASP.Ja mereciam o status de BOPE-MS.
PRF BASE
 
MARCO AURELIO BASE em 06/09/2013 14:24:03
Como dizia CHICO ANIZIO, na pele do professor RAIMUNDO: " ...e o salario, ooooo"....
dos praças é claro!
 
Hagner S. Silva em 06/09/2013 13:50:04
Todos jovens que ser policial tem conhecer que corre risco, é eminente, bem como suas consequencias, creio se preparam pra isso, sabem ou deviam saber também quais são a estrutura que o nosso estado oferece pra esse tipo de trabalho.
 
Carlos Lamarca em 06/09/2013 12:58:24
ate que enfim viramos gente.
 
helio notarangeli em 06/09/2013 12:41:34
muito bom, agora está faltando aumentar o efetivo, pois todo dia tem Policiais aposentando e o efetivo não é suficiente para atender a demanda de todo o MS.
 
Silvério Gomes em 06/09/2013 11:57:34
Na verdade o que aconteceu foi o seguinte, a CIGCOE foi dividida, antes era formada por quatro pelotões a ROTAC, ROCA, ROCAM e GATE, agora ficou assim três pelotões responsáveis pelo patrulhamento tático da capital e também pelo controle de disturbios cívis formaram o Batalhão de Choque, o que constituia o maior número de integrantes do CIGCOE, e apenas o GATE que se trasnformou em BOPE.
Então só para esclarecer a população quem vai cuidar das ruas da capital, reforçar o policiamento em áreas de alto risco, conter rebeliões em presidios, conter a desordem onde quer que ela esteja vai ser o BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE.
 
Renato Stiven em 06/09/2013 11:54:17
Tudo muito bonito! O problema é que sem viaturas em número necessário para atender uma cidade do porte de Campo Grande, isso tudo vira nada!
 
Valter Oliveira em 06/09/2013 11:41:31
Ter muitos homens na policia é muito bom,mas tem que ter viaturas para eles trabalharem,e principalmente segurança,como coletes e armas novas,porque os bandidos estão super preparados e não pensam duas vezes em atirar em um pai de família, e também a lei,porque um policial arrisca a vida para prender um bandido e no outro dia o mesmo esta nas ruas como se nada tivesse acontecido.
 
Lucas da Silva em 06/09/2013 11:10:59
Parabéns pela iniciativa da PM na tentativa de aprimorar o atendimento a população. Mas quando se trata da questão indígena isso fica a cargo da Policia Federal com seu próprio batalhão de choque. A bandidagem que se cuide vem ai o nosso BOPE.Essa historia de bandidos migrarem para o nosso MS pensando em encontrar moleza não existe. Pode até vir, mas, agora, vão ter de encarar a rapaziada sarada do BOPE/MS. Sugiro que esses policiais atuem com mais evidencia no período noturno em nossa capital. André, faça sua parte agora, aumente o salario dos boinas negras, belê?
 
samuel gomes-campo grande em 06/09/2013 10:38:57
Parabéns aos soldados. Mas será que a PM vai proteger os seus soldados quando eles necessitarem? Hoje bandido mata um policial e sempre sai ileso. Se for em caso de atropelamento então...Sai pela porta da frente mesmo. Não adianta nada estruturar a polícia se não mexer no Código Penal que está totalmente falido. Vida de cidadão vale bem menos que a de um bandido. Até quando Coronel David?
 
Ana Britez em 06/09/2013 10:03:28
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions