ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

CNJ barra “farra” de títulos em concurso com 74 vagas para cartórios

Aline dos Santos | 17/01/2014 09:23
TJ terá quer publicar edital complementar de concurso público. (Foto: Arquivo)
TJ terá quer publicar edital complementar de concurso público. (Foto: Arquivo)

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) barrou a “farra” dos títulos no concurso público para preencher 74 vagas de outorga de delegação de serviços notariais e registrais em Mato Grosso do Sul. A seleção é realizada pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça).

Liminar do conselheiro Flávio Sirângelo determinou ao tribunal que retire do edital a cláusula que permite a contagem de pontos cumulativamente por títulos. O tribunal terá que publicar “edital complementar para cientificar os candidatos que não será admitida a cumulação irrestrita de títulos, especialmente dos títulos de pós-graduação”.

João Gilberto Gonçalves Filho denunciou uma corrida por cursos de pós-graduação, com candidato fazendo 20 especializações em seis meses. “Estão, literalmente, comprando diplomas de pós graduação, presenciais ou a distância (EAD), em faculdades que oferecem cursos relâmpago para atender tal necessidade”, relata.

Ele justificou que a prática é imoral e prejudica os candidatos que não têm disponibilidade financeira, considerando o valor médio de R$ 4 mil por curso.

Segundo a assessoria de imprensa do CNJ, a possibilidade de contar pontos de forma cumulativa está prevista na Resolução nº 81/2009, mas o colegiado já determinou a revisão do dispositivo.

“A norma reguladora editada por este Conselho acaba por permitir uma espécie de supervalorização da prova de títulos nos concursos regrados pela Resolução nº 81/CNJ, já que abre a possibilidade da obtenção, pelo candidato, de até 20% da sua pontuação somente nesta etapa e, com isso, superar deficiências de conhecimento que lhe retiram pontuações nas etapas das provas escrita e oral”, afirma Flávio Sirângelo.

O processo – Das 74 vagas, 50 são para ingresso, 20 para remoção e quatro para portadores de deficiência. Pode participar quem concluiu o curso superior de graduação em Direito ou aquele que tenha exercido por 10 anos completos função em serviço notarial ou de registro.

As inscrições custam R$ 200 e deverão ser feitas até 14 de fevereiro. O endereço eletrônico é o www.cartorio.tjms.ieses.org

Nos siga no Google Notícias