ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Com fim de trégua, índios ameaçam invadir e produtores prometem resistir

Zemil Rocha | 03/08/2013 11:12
Funcionários da Funai atendendo indígenas na Fazenda Cambará (Foto: Arquivo)
Funcionários da Funai atendendo indígenas na Fazenda Cambará (Foto: Arquivo)

Produtores rurais e indígenas da região de Sidrolândia (MS) estão apreensivos com a falta de uma solução efetiva do governo federal para desapropriação das terras que vão elevar a Reserva Buriti de 2.090 hectares para 17,2 mil hectares. Indígenas prevêem novas e iminentes invasões de fazendas, caso não o governo federal não apresente uma proposta financeira de compra das terras, anunciada pela presidente Dilma Roussef. De outro lado, proprietários rurais avisam que vão resistir e que mais mortes podem acontecer.

Dono da Fazenda Cambará, invadida há dois meses pelos indígenas, Vanth Vanni Filho admite que sem uma solução, nesta segunda-feira (5), há o risco de conflitos violentos. “Pode haver conflito sim e morte dos dois lados. Tem gente que nem está se importando mais se vai matar o u morrer. Ninguém aguenta mais. Ou tem atitude governamental ou vamos partir para o tempo antigo”, afirmou o ruralista.

O cacique da Aldeia Buriti, Antonio Aparecido, confirma o clima de expectativa e de possibilidade de reação imediata caso não haja uma solução. “Vamos ver na segunda-feira de manhã, na reunião com a comissão. O governo prometeu comprar a terra. Se o governo não quiser confusão, vai ter de dar resposta na segunda”, disse. “Tudo depende disso para a retomada de quatro áreas que falta para chegarmos aos 17 mil hectares”, acrescentou.

Vanth Vanni reclamou do atraso na avaliação das 30 propriedades que estão em vias de passarem a integrar a Reserva Biriti. “Tivemos várias reuniões, mas ainda não começaram os trabalhos. O que a gente espera é ter na segunda-feira uma posição positiva. Estamos impedidos de trabalhar, no sufoco”, reclamou o fazendeiro. “O governo tomou a frente e disse que ia resolver. Mandar aqui três ministros, reunir com a sociedade e governantes locais e não dar nenhuma resposta á população, aí é falta de autoridade”, acusou ele, enfatizando que, havendo lacuna de ação estatal, as partes envolvidas podem acabar buscando solução direta, com possibilidade de invasão e retaliação.

Ricardo Bacha, dono da Fazenda Buriti, declarou que todos estão muito apreensivos, tanto índios quanto proprietários rurais. “Construiu-se nesse processo, com participação de vários atores, de que toda área do Buriti fosse comprada pelo governo federal, com a participação do Ministério da Justiça, do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que esteve aqui, da igreja, com o Dom Dimas avalizando esse acordo de compra das terras, com a AGU (Advocacia Geral da União)”, lembrou Bacha. “A presidente Dilma mandou comprar e foi isso que Gilberto Carvalho falou. Eu acredito que vão nos trazer uma proposta na semana que vem. Não posso imaginar que o governo da República seja irresponsável nesse nível de não cumprir o acordo”, ponderou.

Para Bacha, o maior empecilho à solução é o Ministério da Justiça, que teria impedido que a equipe de avaliação fosse às áreas para dar os preços. “O Ministério da Justiça segurou. Sua intenção é de enrolar, tem a determinação de levar o problema com a barriga”, atacou o fazendeiro. “Mas tenho esperança que a presidente da República mande mais do que seu ministro da Justiça”, alfinetou.

Quanto ao risco de conflito, Ricardo Bacha lamenta que a trégua possa estar no fim. “Expectativa era de que a guerra lá já tivesse acabado, apesar de os índios continuarem matando gado, como tem ocorrido na fazenda da Dona Dalva, perseguindo e matando gado à bala e Força Nacional presente e omissa”, afirmou o ex-deputado estadual e ex-secretário de Fazenda.

Apesar disso tudo, Bacha entende que há um cenário maior a ser considerado, que é justamente a desapropriação com pagamento de preço justo, em dinheiro e à vista pelas terras. “Fomos expulsos de nossa terra. Perdemos direito de trabalhar”, observou o fazendeiro.

Indagado se já tem uma estimativa de quanto é o valor mínio pela área de conflito, que inclui 30 fazendas somando 15,2 mil hectares, das quais pelo menos 25 estão invadidas, Bacha respondeu: “Não temos esse valor. Tem comissão nomeada para fazer isso. Tenho informação de que não desceu a campo porque o ministro Justiça segurou”.

A crise na região é antiga, havendo fazendo que está invadida pelos indígenas há 13 anos. “É o caso de uma fazenda de um pessoal que plantava tomada, de italianos, do Edson”, informou Vanni.

Nos siga no Google Notícias