ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Com mil passaportes 'na fila' em MS, PF volta a emitir documentos na segunda

Impressão de documentos estava suspensa desde o dia 27 de junho, por falta de dinheiro

Anahi Gurgel | 21/07/2017 16:41
Faschada da Polícia Federal no Shopping Campo Grande. Mais de mil solicitações de passaporte foram feitas desde 27 de junho. (Foto: Mirian Machado)
Faschada da Polícia Federal no Shopping Campo Grande. Mais de mil solicitações de passaporte foram feitas desde 27 de junho. (Foto: Mirian Machado)

Com o recebimento de recursos de aproximadamente R$ 102 milhões, nesta sexta-feira (21), a Polícia Federal anunciou a retomada da impressão de passaportes em todo o País, suspensa desde o dia 27 de junho.

Em Mato Grosso do Sul, nessas três semanas, 1036 pessoas deram entrada na emissão do documento no posto localizado no Shopping Campo Grande, e ainda aguardam pela caderneta.  

O repasse da verba pelo Ministério da Justiça, aprovado no Congresso Nacional na semana passada, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. Com isso, a Casa da Moeda, responsável pela confecção dos documentos, deve retomar o serviço de impressão a partir da próxima segunda-feira (24).

“Enquanto esteve suspenso o serviço, as pessoas conseguiam solicitar a emissão do passaporte normalmente, só não receberam o documento dentro do prazo esperado, que é de até 6 dias úteis”, informou a Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da assessoria de imprensa.

“Ainda não há informações de prazo para regularização total do sistema, mas assim que as cadernetas chegarem ao posto, as pessoas serão comunicadas via e-mail. Acreditamos que a partir da próxima semana”, informou.

A Casa da Moeda tem condições de imprimir cerca de 15 mil passaportes por dia. Até a paralisão, a demanda diária era de 11 mil documentos, aproximadamente. 

A suspensão da impressão foi comunicada pela Policia federal sob alegação de orçamento insuficiente para as atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. 

Durante esse período, cerca de 175 mil passaportes deixaram de ser confeccionados e passarão a ser processados conforme ordem cronológica dos pedidos. 

Nos siga no Google Notícias