ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com plano de manejo, famosa "Ilha do Padre" vira monumento natural de MS

Documento é importante ferramenta que estabelece as normas e ações garantir a manutenção das riquezas naturais.

Anahi Gurgel | 25/06/2017 18:25
Com aprovação do plano de manejo, a tradicional  "Ilha do Padre" agora é Monumento Natural do Rio Formoso. (Foto: Gilson Rocha)
Com aprovação do plano de manejo, a tradicional "Ilha do Padre" agora é Monumento Natural do Rio Formoso. (Foto: Gilson Rocha)

Considerada unidade de conservação estadual desde 2003, a tradicional "Ilha do Padre" - Eco Park Porto da Ilha -, em Bonito, teve o plano de manejo aprovado e passou a ser denominada Monumento Natural do Rio Formoso.

Publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul no dia 21 de junho, o plano de manejo da unidade foi elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social da região.

O documento, válido por três anos, é uma importante ferramenta que estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais, com o objetivo de minimizar os impactos negativos e garantir a manutenção dos processos ecológicos.

Também inclui medidas para promover a integração da unidade de conservação à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

“Com o plano de manejo, será possível preservar sítios com características bióticas e abióticas naturais excepcionais, que podem ser utilizados da pesquisa científica até a educação ambiental, além do ecoturismo e recreação, desde que de forma compatível com a conservação da área”, divulgou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Riqueza natural e histórica - O recanto fica localizado a aproximadamente 12 quilômetros do centro do município. Possui infraestrutura para os turistas, com área de balneabilidade, ponto de embarque e desembarque de passeios de bote, stand padlle, trilhas ecológicas, cachoeiras e lojas, sanitários e restaurante.

De acordo com o Imasul, tufas calcárias presentes ao longo do rio Formoso sempre foram foco de estudos científicos, principalmente de pesquisas sobre as variações climáticas do passado e fósseis de folhas encontradas no local.

A presença dessas rochas calcárias muito porosas forma barreiras naturais que configuram uma sequência de lagos interligados, sendo essa uma das principais atrações turísticas do rio.

O plano de manejo está dividido em cinco encartes, com os temas “Contextualização”, “Análise Regional”, “Análise”, “Planejamento: Zoneamento e Programas de Manejo” e “Resumo Executivo”. Está disponível para consulta pública em locais como a própria “Ilha do Padre”, na sede do Imasul e no site oficial do órgão e na prefeitura da cidade.

Nos siga no Google Notícias