A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018

25/06/2017 18:25

Com plano de manejo, famosa "Ilha do Padre" vira monumento natural de MS

Documento é importante ferramenta que estabelece as normas e ações garantir a manutenção das riquezas naturais.

Anahi Gurgel
Com aprovação do plano de manejo, a tradicional  Ilha do Padre agora é Monumento Natural do Rio Formoso. (Foto: Gilson Rocha)Com aprovação do plano de manejo, a tradicional "Ilha do Padre" agora é Monumento Natural do Rio Formoso. (Foto: Gilson Rocha)

Considerada unidade de conservação estadual desde 2003, a tradicional "Ilha do Padre" - Eco Park Porto da Ilha -, em Bonito, teve o plano de manejo aprovado e passou a ser denominada Monumento Natural do Rio Formoso.

Publicado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul no dia 21 de junho, o plano de manejo da unidade foi elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social da região.

O documento, válido por três anos, é uma importante ferramenta que estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais, com o objetivo de minimizar os impactos negativos e garantir a manutenção dos processos ecológicos.

Também inclui medidas para promover a integração da unidade de conservação à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

“Com o plano de manejo, será possível preservar sítios com características bióticas e abióticas naturais excepcionais, que podem ser utilizados da pesquisa científica até a educação ambiental, além do ecoturismo e recreação, desde que de forma compatível com a conservação da área”, divulgou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Riqueza natural e histórica - O recanto fica localizado a aproximadamente 12 quilômetros do centro do município. Possui infraestrutura para os turistas, com área de balneabilidade, ponto de embarque e desembarque de passeios de bote, stand padlle, trilhas ecológicas, cachoeiras e lojas, sanitários e restaurante.

De acordo com o Imasul, tufas calcárias presentes ao longo do rio Formoso sempre foram foco de estudos científicos, principalmente de pesquisas sobre as variações climáticas do passado e fósseis de folhas encontradas no local.

A presença dessas rochas calcárias muito porosas forma barreiras naturais que configuram uma sequência de lagos interligados, sendo essa uma das principais atrações turísticas do rio.

O plano de manejo está dividido em cinco encartes, com os temas “Contextualização”, “Análise Regional”, “Análise”, “Planejamento: Zoneamento e Programas de Manejo” e “Resumo Executivo”. Está disponível para consulta pública em locais como a própria “Ilha do Padre”, na sede do Imasul e no site oficial do órgão e na prefeitura da cidade.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions