ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Com temporais e granizo primavera chega à Capital com calor de 40°C

Campo Grande poderá ter o mês de outubro mais quente dos últimos 25 anos

Luciana Brazil | 13/09/2013 15:35
Estação das flores chega com temporais, chuva, estiagem, frio e calor de 40°C. (Fotos:Marcos Ermínio)
Estação das flores chega com temporais, chuva, estiagem, frio e calor de 40°C. (Fotos:Marcos Ermínio)

Com temporais, chuva e calor de 40°C, a primavera chegará a Campo Grande trazendo possibilidade de granizo e ventos fortes. A estação, que marca o período de transição entre a seca e o tempo chuvoso, começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 16h44, no horário de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, o mês de outubro poderá ser mais o quente dos últimos 25 anos. Segundo o meteorologista da estação da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrão, os termômetros podem chegar a 40°C na Capital.

De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a temperatura mais alta registrada em Campo Grande foi de 39,5°C, em 1988. No mesmo ano, foi registrado o segundo maior índice de temperatura na Capital, 37,4°C.

Para a estação das flores, a meteorologia prevê de tudo um pouco. Chuva e períodos de estiagem são esperados para várias regiões do Estado. Ainda estão previstas altas temperaturas em toda estação, porém, também pode ocorrer a chegada de uma frente fria, com queda dos termômetros no mês que vem.

O calor será forte nas cidades da região oeste de Mato Grosso do Sul, onde a previsão é de temperaturas de até 41°C. Além da capital, Ladário, Três Lagoas, Coxim e Sonora ficarão com os termômetros na casa dos 40°C.

As pancadas de chuva, que começam a ser comuns, podem ou não vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, alguns acima de 60 quilômetros por hora. A formação das nuvens, segundo Natálio, é originada devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da estação.

As chuvas serão intensas em algumas áreas do Estado e da Capital. Mas o meteorologista alerta para a irregularidade das chuvas no período. As médias de precipitação serão diferentes em muitas regiões.

Previsão de chuva forte para os primeiros 10 dias de novembro.
Previsão de chuva forte para os primeiros 10 dias de novembro.
Além da chuva, a estação terá estiagem.
Além da chuva, a estação terá estiagem.

Em algumas áreas de Mato Grosso do Sul podem ocorrer descargas elétricas, fortes trovões e queda de granizo. Para a região sul são esperados valores acima da média de chuvas nos meses de outubro e novembro. Na região norte podem ocorrer pancada de chuva e trovoadas.

No trimestre outubro, novembro e dezembro as temperaturas aumentam intensamente em todo Estado.

“A formação de frequentes áreas de instabilidade, aumenta a frequência de raios. Um sistema pode gerar chuva forte em um bairro e não chover uma gota em outro, além disso, pode haver grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. Esta relação é muito perigosa quando o volume é extremamente grande e o tempo de ocorrência muito curto”.

Mesmo com chuva, a umidade relativa do ar deve chegar a valores mínimos, abaixo de 20% em alguns períodos no mês de outubro em todo Estado.

Com a entrada de massas de ar quente e frentes frias que chegarão pelo sul do Estado em outubro e novembro, as rajadas de vento podem ocorrer. Os ventos podem trazer também trovoadas e granizo nos dois primeiros meses da estação em todo Estado.

Nos siga no Google Notícias