ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Com toda pompa, policiais da PRF de MS já fizeram escolta até de príncipes

Francisco Júnior | 02/11/2014 14:08
Moto Harley Davidson usada na escolta das autoridades . (Foto: Francisco Júnior)
Moto Harley Davidson usada na escolta das autoridades . (Foto: Francisco Júnior)
Motos utilizadas na escolta.
Motos utilizadas na escolta.

Composta por 30 policiais, a escolta da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Mato Grosso do Sul já atuou em inúmeros eventos de importância internacional realizados no território nacional. Entres as autoridades escoltadas estão príncipes e presidentes de várias nações.

No último dia 9, atuação dos policiais durante escolta do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passo, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, chamou a atenção de quem passava pela via. Eram manobras rápidas e sincronizadas com objetivo de proteger o comboio e possibilitar que ele seguisse sem interrupção, além de evitar ao máximo que o trânsito ficasse conturbado.

O coordenador do NOE (Núcleo de Operações Especiais) da PRF, Murilo Leite, explica que o procedimento executados pelo policiais é baseado em uma doutrina da instituição, além de ser respaldada pela lei 1655, de 3 de outubro de 1995, executar medidas de segurança, planejamento e escoltas nos deslocamentos do Presidente da República, Ministros de Estado, Chefes de Estados e diplomatas estrangeiros e outras autoridades, quando necessário, e sob a coordenação do órgão competente.

“ Nós seguimos uma doutrina, que é semelhante as das forças armadas. Para nossas ações serem realizadas tudo é muito bem planejado. Durante a escolta do ministro seguimos todas as normas que regem a ação”, ressaltou o coordenador.

Com 16 anos de PRF, sendo 12 deles dedicados a escolta, o policial Marcelo Vilela, tem no currículo a escolta da comitiva do presidente Lula, na sua posse em 2002, assim como já escoltou os príncipes do Qatar e Astúrias, quando estiveram no Brasil.

Ele também fez a segurança de autoridades que participaram de eventos como o Rio+20, Jogos Pan-americanos, sorteios das cidades sedes da Copa do Mundo, Fórum Social Mundial, entre outros. O policial já está na expectativa de atuar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Policiais com o príncipe da Astúrias.
Policiais com o príncipe da Astúrias.
Policiais com o ex-presidente Lula.
Policiais com o ex-presidente Lula.

Vilela conta que a escolta do ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez, que morreu em 2013, foi umas mais complicadas de ser executada. “ A todo o momento o comboio era parado, era preciso revistar o carro em que ele estava para ver se não havia alguma bomba”, lembrou.

Para as escoltas, s ão usadss modelos de motocicleta potentes e que permitam agilidade de quem as está pilotando, como Harley Davidson 1690 cilindradas, Honda NC700, Yamaha 2 XT 660 e Honda XRE 300.

Conforme Vilela, que também é instrutor de escolta, para o policial desempenhar essa função é preciso que ele tenha 3,nos de carreira, além de fazer um curso específico, onde vai apreender todas as técnicas necessárias. “ São técnicas usadas pelos policiais do Brasil todo”, destaca o policial.

Nos siga no Google Notícias