ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Começa hoje campanha nacional "Mais Mulheres no Poder"

Redação | 10/09/2008 12:54

Começa hoje a campanha nacional "Mais Mulheres no Poder. Eu assumo esse compromisso!" com a distribuição de plataforma eleitoral para candidaturas de homens e mulheres e veiculação de spots de rádio para incentivo à participação política das mulheres em todo o país.

A eleição de mais mulheres nos espaços legislativos e executivos municipais é um dos objetivos da campanha, promovida pelo CNDM (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher) e Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos. A campanha tem o apoio da SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República).

De acordo com a União Interparlamentar, organização internacional que congrega os parlamentos dos países, o Brasil ocupa o 142º lugar em relação à presença de mulheres nos parlamentos, num ranking de 188 nações.

Levantamento realizado pela SPM, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), demonstra que nenhum partido cumpriu a cota mínima de 30% de mulheres no total de candidaturas para as câmaras municipais, prevista pela Lei nº 9504/97, no atual processo eleitoral.

A campanha pretende ser permanente e incidir nos espaços de poder e decisão da iniciativa privada, dos poderes públicos e em áreas estratégicas da sociedade através de ações que promovam a participação igualitária das mulheres, como determina o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

O site da campanha (www.maismulheresnopoderbrasil.com.br) reunirá informações e dados sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão na política, na iniciativa privada, nos poderes públicos e em áreas estratégicas da sociedade, no Brasil e no mundo. Na primeira etapa, que poderá ser acessada a partir de 4 de setembro, estão disponíveis informações sobre as eleições 2008.

Nos siga no Google Notícias