ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Comerciantes denunciam Polícia paraguaia por roubos

Redação | 29/04/2009 17:01

Comerciantes acusam a Polícia Nacional do Paraguai de assaltar e ameaçá-los durante viagens a negócios de Pedro Juan Caballero para Cidade do Leste, no Paraguai. Segundo matéria do site Mercosul News, várias vítimas já acionaram o vice-consulado do Brasil para registrar o caso.

Há algumas semanas começaram a surgir queixas de que no trajeto entre Cidade do Leste, no Departamento (Estado) de Alto Paraguay e Pedro Juan Caballero (Amambay), os ônibus eram interceptados por policiais paraguaios fardados nos postos de fiscalização e também por patrulhas volantes ao longo das rodovias.

De acordo com comerciantes locais, os policiais identificam os brasileiros e mandam todos descerem. Do lado de fora, os policiais pegam dinheiro e mercadorias, com ou sem nota. "Eles tomam a carteira da gente, retiram o dinheiro e ameaçam os que reclamam", disse uma das vítimas.

Ao fim da ação, os policiais determinam que subam de volta ao ônibus e "desapareçam". "De um senhor tomaram todo dinheiro que ele tinha na carteira e uma senhora daqui de Pedro Juan, além de ser roubada, foi ameaçada e xingada com palavrões", denunciou outro comerciante.

O vice-cônsul do Brasil em Pedro Juan Caballero, Leonardo Bittar de Faria, confirmou ontem que recebeu as denúncias e que todos os procedimentos que cabem ao consulado foram feitos, "como encaminhamento das denúncias aos comandos da Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero, em Cidade do Leste e ao Ministério do Interior".

Ele revelou que a empresa ônibus Raísa, que também é alvo de queixa dos comerciantes, está igualmente revoltado com a atitude dos policiais.

Nos siga no Google Notícias