ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Comunidade que leva nome de José Anchieta comemora canonização

Luciana Brazil | 04/04/2014 16:40

Um grupo especial de católicos em Campo Grande teve motivos a mais para comemorar a canonização do Padre José de Anchieta, anunciada ontem (3) pelo papa Francisco. Os fiéis fazem parte da comunidade que leva o nome do jesuíta, agora santo para a Igreja Católica.

Para celebrar o anúncio da canonização, haverá procissão em honra ao santo, no próximo domingo (6), às 18h30. Em seguida, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara, vai celebrar uma missa no local. Em 1982, foi realizada a primeira missa na comunidade.

A capela, na Vila Piratininga, recebe cerca de 450 devotos que participam da missa dominical regularmente.

Lá, os católicos esperavam há muito tempo pela cerimônia no Vaticano. “Foi uma alegria muito grande”, contou a coordenadora administrativa da comunidade, Elza Aniceto da Cunha, 59 anos.

Conforme a Igreja, a assinatura do decreto de canonização estava prevista para quarta-feira (2), mas foi adiada para ontem (3), em razão da agenda do papa. Apesar disso, a comemoração na comunidade da Capital não foi adiada, e um grande bolo marcou a celebração. 

A coordenadora Elza ajudou a engrossar os pedidos enviados ao Vaticano, clamando a canonização. Como muitos fiéis, ela enviou uma carta, há dois meses, atribuindo milagres ao então beato José de Anchieta.

“Eu atribuo a ele as graças que eu consegui com o restabelecimento do meu sobrinho que está internado na Fazenda Esperança. Hoje ele está ótimo e já vai fazer a primeira comunhão”, contou.

Segundo ela, muitos pedidos feitos para a comunidade são atendidos pelo santo. "Nós acreditamos e confiamos na intercessão dele junto a Deus".

Porém, apesar dos testemunhos e narrativas históricas, não há nenhuma confirmação sobre milagres atribuidos ao beato. Tradicionalmente, são necessários pelo menos dois milagres - um para a beatificação e outro para a canonização -para que alguém seja declarado santo.

Mas o papa João Paulo II dispensou essa necessidade quando beatificou o padre em 1980. O papa Francisco fez o mesmo e assinou o documento.

A solenidade deste quinta-feira encerrou um longo processo iniciado em 1597, logo após a morte de José de Anchieta. Nascido nas Ilhas Canárias, ele veio para o Brasil em 1553. Conhecido como "apóstolo do Brasil", ele participou da fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, considerado berço da capital paulista.

De acordo com a Igreja Católica, a difamação sofrida pelos padres jesuítas, ainda no século 18, retardou o processo de beatificação e, posteriormente, de canonização. A ordem chegou a ser expulsa do país em 1759, conforme dados históricos.

Santos brasileiros- Além de Padre Anchieta, o Brasil tem outros dois santos. Frei Galvão, o único nascido no país e Madre Paulina, natural da Itália, mas que viveu muitos anos em terras brasileiras . 

Madre Paulina foi canonizada em 2002, 60 anos após sua morte. Frei Galvão recebeu o título 2007, 185 anos depois ter início o processo na Igreja.

A comunidade Padre José de Anchieta pertence a paróquia São Judas Tadeu.

Nos siga no Google Notícias