A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/08/2010 11:54

Contra dengue, Capital integra agentes e muda inseticida

Redação

As ações contra a dengue, anunciadas hoje pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), incluem o uso de novo inseticida no carro fumacê e bomba costal.

Segundo o coordenador de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alcides Ferreira, será utilizado o Malathion. "Ele é mais eficaz porque é diluído em óleo de soja e se torna mais resistente no ar", explica.

A Capital já deveria utilizar o novo inseticida desde o fim do ano passado, mas o Ministério da Saúde não enviou a tempo. O novo inseticida vai substituir o Aqua K-Othrine, diluído em água.

Alcides explica que é preciso abrir as janelas quando o carro fumacê passar pela rua. "As pessoas fecham as portas em vez de abrir". Segundo ele, a dosagem não faz mal ao ser humano, contudo são necessárias adotar medidas como cobrir alimentos e água. Além de ficar fora de alcance do jato de inseticida.

Nas aplicações nas casas, os moradores devem cobrir gaiolas com pássaros e aquários, além de esperar 30 minutos para entrar na residência. "O inseticida tem 100% de eficácia contra o mosquito da dengue", enfatiza a secretária adjunta de Saúde, Ana Lúcia Lyrio.

A Sesau também vai integrar as ações entre os agentes comunitários de saúde, os agentes de controle de endemias e os de saúde pública. O agente comunitário de saúde, que passa em cada casa a cada 30 dias, deve acionar um agente de controle de endemias para levar o larvicida ou inseticida ao local com focos de dengue.

Desta forma, o combate será feito de forma mais rápida, pois o agente de endemias passa em cada impovel de 60 em 60 dias. Campo Grande tem 1400 agentes comunitários, 400 de controle de endemia e 200 de saúde pública.

A Capital registrou 38.822 casos notificados de dengue neste ano e 22 mortes.

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions