A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/07/2016 21:12

Contra exoneração no Dsei, índios do MS ocupam o Ministério da Saúde

Nyelder Rodrigues
Índios do MS ocupam auditório do Ministério da Saúde e exigem retorno de coordenador do Dsei que foi exonerado (Foto: Divulgação)Índios do MS ocupam auditório do Ministério da Saúde e exigem retorno de coordenador do Dsei que foi exonerado (Foto: Divulgação)

Cerca de 50 índios das etnias Terena e Guarani de Mato Grosso do Sul ocupam nesta noite de segunda-feira (25) o auditório do Ministério da Saúde, em Brasília (DF). Eles protestam contra a exoneração do coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indigenista) no Estado, Lindomar Ferreira.

Essa foi a segunda vez que Lindomar, que é terena, é exonerado do cargo. Na semana passada, um grupo de líderes indígenas fecharam a BR-163, em Campo Grande, na saída para Cuiabá, reivindicando melhorias na Saúde Indígena estadual, cobrando a saída de Lindomar do posto.

A situação evidencia um racha entre índios em Mato Grosso do Sul, polarizando a disputa pelo poder de órgãos que tratam de assuntos indígenas entre grupos ligados a partidos de esquerda e direita no Estado. Ocupando o ministério, estão 44 caciques de várias regiões do Estado.

Além do Conselho do Povo Kadiweu, o Conselho do Povo Terena e o Conselho da Aty Guasu - Assembleia dos Guarani já manifestaram apoio à Lindomar, assim como o Conselho Kinikinau, de povo indígena de Porto Murtinho.

No lugar de Lindomar, o Ministério da Saúde publicou hoje (25) no DOU (Diário Oficial da União) Edmilson Canale, que anteriormente já realizou trabalhos no órgão, durante a administração de Hilário da Silva, que durou até 5 de abril deste ano - ele foi sucedido justamente por Lindomar.

A situação gerou revolta nos líderes, que afirmam não terem sido consultados para que a mudança fosse feita, baseando-se apenas na reclamação de um grupo. Os índios também dizem que vão permanecer no auditório e exigem o retorno de Lindomar ao cargo de coordenador do Dsei em Mato Grosso do Sul.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions