A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/02/2009 10:49

Contra leishmaniose, CCZ retoma distribuição de coleiras

Redação

O CCZ (Centro de Controle de Zoonozes)de Campo Grande iniciou ontem a 4ª etapa do encoleiramento dos cães, como medida preventiva contra a leishmaniose. As coleiras têm repelentes contra o mosquito transmissor da doença, o flebotomínio.

Nesta etapa 110 mil cães devem receber as coleiras. A população é menor, em 19 mil animais, que a de 2006.

O trabalho teve início nas regiões Norte (Segredo e Prosa) e Oeste (Imbirussu) da cidade e tem duração prevista de 45 dias corridos para percorrer toda cidade. Com a identificação do CCZ, os agentes de controle de epidmiologia visitam as residências em duplas realizando o cadastro e o encoleiramento dos cães. O supervisor-geral da região do Imbirussu, o agente de controle de epidemiologia, José Ricardo Campos pede que as pessoas colaborem no trabalho dos agentes.

A coleira deve ser trocada a cada seis meses, aproximadamente. Por dia, os agentes de controle de epidemiologia do CCZ estão encoleirando uma média de 70 animais. Somente na região Oeste, trabalham cinco equipes com 50 agentes e previsão de término em 15 dias.

A prefeitura alerta que a leishmaniose canina não tem tratamento, porque mesmo que não desenvolva a doença o cão se torna hospedeiro. Por isso, quem tem animal doente e se recusa a submete-lo à eutanásia recebe multa de mais de R$ 7 mil por oferecer risco à saúde pública. Há, porém, a possibilidade de fazer uma contraprova particular.

Mortes

Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...
Anvisa libera serviço de vacinação em farmácias de todo o país
Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada hoje (...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions