ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Coração sai de MS em avião da Força Aérea para salvar vida no DF

No Brasil, 12 pessoas receberam órgãos depois que presidente decretou que Aeronáutica fizesse o transporte

Anahi Zurutuza | 01/07/2016 18:34
Transporte de equipes de captação e pacientes é feito sempre que solicitado (Foto: FAB/Divulgação)
Transporte de equipes de captação e pacientes é feito sempre que solicitado (Foto: FAB/Divulgação)

Se os dias na Santa Casa de Campo Grande já são normalmente agitados, na quinta e sexta-feira passadas, dias 23 e 24, uma situação incomum contribuiu para a movimentação nos corredores. Depois de ser constatada a morte cerebral de uma paciente de 47 anos e a família dela autorizar a doação de órgãos, equipe do Hospital de Base de Brasília (DF) veio ao estabelecimento de saúde para fazer a captação do coração dela que salvou a vida de um homem na capital federal.

O transporte da equipe até Campo Grande e de volta a Brasília foi feito por equipe da Força Aérea Brasileira, conforme divulgado nesta sexta-feira (1) pela corporação. Esta foi a primeira vez que órgãos foram levados de Mato Grosso do Sul pela FAB depois que o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), determinou que a Aeronáutica sempre mantenha aeronaves à disposição para qualquer chamado de transporte de órgãos ou de pacientes aguardando transplantes pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O decreto nº 8.783 entrou em vigor no dia 7 de junho. Desde então, o esforço conjunto das centrais de transplantes com a FAB para garantir a logística de transporte de órgãos já salvou 12 vidas, segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora da Cidot (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos) da Santa Casa, Ana Paula Silva das Neves, a determinação do governo federal facilitou a tarefa de viabilizar um transplante. “A gente já perdeu muita doação por não ter como transportar a tempo”.

Ela explica que já havia um termo de cooperação entre a Aeronáutica e a Central Nacional de Transplantes, mas nem sempre as missões eram autorizadas pela FAB.

Corrida contra o tempo - Depois que retirado do corpo do doador, um coração tem de ser transplantado em no máximo quatro horas. Mas, todo o processo de captação do órgão leva cerca de 18 horas, segundo Ana Paula. “A gente faz vários exames para diagnosticar a morte cerebral, aí temos de fazer o contato com a família e avisar a central de transplantes que procura o receptor compatível e organiza o transporte”.

A coordenadora detalha ainda que com a certeza de que a FAB sempre vai estar a postos, mais transplantes de fígado e coração poderão ser realizados. Na Santa Casa, apenas a cirurgia de rim é feita e córneas são captadas de pacientes. Contudo, o hospital tem estrutura para receber equipes de fora do Estado para a retirada de órgãos e tecidos de doadores internados.

“Geralmente, a FAB faz o transporte de fígado e coração, que são órgãos que precisam ser transplantados mais rápido. O rim dura até 30 horas fora do corpo, a gente consegue despachar pelas companhias aéreas”, esclarece Ana Paula.

Apelo – A coordenadora ressalta a importância das pessoas deixarem claro para parentes que são doadores de órgãos. “É muito importante porque quando acontece de um familiar morrer e ele sempre deixou claro que é um doador, fica mais fácil emocionalmente e espiritualmente para a família autorizar a doação. Os familiares tem a certeza que alguém em algum lugar vai ser beneficiado”.

A Cidot faz diariamente a busca ativa de pacientes que possam doar órgãos, segundo Ana Paula. “A gente monitora pacientes graves neuorologicamente, que estejam evoluindo para morte cerebral e assim que é constatado óbito, fazemos o contato com a família”.

Na segunda-feira (27), a FAB fez o segundo transporte de órgãos doados em Campo Grande neste ano. Dois rins e um fígado foram levados para São Paulo e para o Espírito Santo.

Nos siga no Google Notícias