ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Corpo de índio morto em confronto será sepultado hoje

Redação | 03/03/2008 07:58

Será sepultado nesta segunda-feira de manhã, na aldeia Jaguapiru, o corpo do índio Ramão Machado de 62 anos que morreu na madrugada de ontem em confronto com a polícia militar de Naviraí.

Ramão Machado foi capitão da Aldeia Jaguapirú na década de 90 e estava se dedicando a agenciar a mão de obra indígena para as lavouras de cana-de-açúcar em Navirai e na região. Ele chegou ser acusado de encobrir homicídios na reserva indígena de Dourados, mas nada ficou provado contra ele. Advogados da Funai (Fundação Nacional do Índio foram para Navirai) para acompanhar o caso.

Segundo a versão apresentada pela PM de Navirai, os policiais faziam ronda nas proximidades de uma danceteria na região central quando detiveram Edson Ramos Velasques de 38 anos. Quando ele era colocado no camburão alguns indígenas entre eles o capitão Ramão tentaram evitar a prisão de Velasques. Machado teria tentado desarmar um dos policiais quando recebeu voz de prisão.

Ao ver que iria preso o líder indígena tentou a fuga e foi perseguido sendo detido novamente iniciando uma nova briga com os policiais. Com a ajuda de outros índios Machado teria tomado um cassetete de um dos policias passado a agredi-lo, quando ele disparou contra atingindo Machado na barriga. Mesmo ferido ele teria investido contra os policiais que atiraram novamente matando o indígena.

Na confusão também ficaram feridos Alexandre Ferreira de 19 anos, Ronildo Gonçalves de 21 anos e, William Ricardo Machado de 16 anos. Alexandre e William foram liberados depois de receberem cuidados médicos, já Ronildo permanece internado mais não corre risco de morte. (Com informações do Dourados News).

Nos siga no Google Notícias