ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Corretores de imóveis elegem chapa de Eli Rodrigues para comandar conselho

Pleito foi realizado em Campo Grande e em outros 13 municípios do interior. Foram 42 votos em branco e outro 109 nulos

Gabriel Neris | 28/06/2018 16:40
Eli Rodrigues venceu eleição e assume cargo no dia 1º de janeiro do ano que vem (Foto: Divulgação)
Eli Rodrigues venceu eleição e assume cargo no dia 1º de janeiro do ano que vem (Foto: Divulgação)

A “Chapa do Eli: Ação, União e Participação”, encabeçada por Eli Rodrigues, venceu a eleição do Creci-MS (Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª Região). Foram 1.245 votos (39,8%) contra 986 (31,5%) da chapa “Creci para Todos”, de Marlon Tony Brandt, e 749 votos (23,9%) da chapa “Construindo o Futuro”, de Delso José de Souza.

A eleição foi realizada em Campo Grande e em outros 13 municípios do interior. Foram 42 votos em branco e outro 109 nulos.

Eli Rodrigues assume a função de presidente do conselho a partir de 1º de janeiro de 2019. Atualmente, ele ocupa o cargo de vice-presidente. Segundo ele, a nova diretoria deve atuar fiscalizando a ação de profissionais no Estado.

“Vamos mostrar para a sociedade o diferencial de fazer negócios com corretor credenciado, o combate ao exercício ilegal da profissão, do que ela representa para a sociedade, tornar público o que está na lei”, diz Rodrigues.

Mato Grosso do Sul tem atualmente 6,5 mil corretores de imóveis. Cerca de 3 mil profissionais estão em Campo Grande. “Fizemos nossas propostas levando em consideração a atual necessidade, como fiscalização no interior do Estado que não houve, valorização do profissional”, completou.

Rodrigues diz que está tomando conhecimento de uma das polêmicas do momento em Campo Grande, o Plano Diretor, que envolve diretamente os interesses do CRECI. Mas ele adianta ser contra a postura do Ministério Público Estadual. “Um pouco equívocada”.

O Creci-MS está entre as entidades que são contra as recomendações apontadas pelo MPE e classificam-as como prejudiciais ao desenvolvimento do município. Mais de 20 entidades assinam a nota, entre elas a OAB-MS, Fiems, Fecomércio-MS, CDL-CG e Crea-MS.

O MP havia pedido à prefeitura de Campo Grande que adotasse um CA (Coeficiente de Aproveitamento) único para toda área urbana da cidade. De forma resumida, em um terreno de mil metros quadrados se aplicado o coeficiente 1 pode-se construir mil metros. Acima disso, os chamados lotes virtuais deverão ser comprados da prefeitura.

Já a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) defende coeficiente diferenciado. A divisão atual de 13 zonas, com limite de coeficiente de aproveitamento 6, pode passar, pela proposta da Planurb, para cinco zonas urbanas, com coeficiente que varia de 1 a 5.

Outro ponto que gera preocupações envolve o limite de área permeável: hoje, 12% dos terrenos devem ser mantidos para escoamento de águas. No projeto do novo Plano Diretor, o percentual de áreas para absorção de águas pluviais seria variável entre 15% e 30%, prevendo-se ainda compensações conforme as características do solo de cada região da cidade.

Já o MPMS tentava limitar a área permeável a 30% sem flexibilizações como a geologia e localização da propriedade.

Nos siga no Google Notícias