ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Corumbá inicia celebrações juninas nesta sexta-feira

Redação | 18/06/2009 16:31

Nesta sexta-feira, inicia as celebrações juninas em Corumbá, é o Arraial do Banho de São João, uma tradição centenária que atrai milhares de visitantes ao município. As festividades seguem até o dia 29, dia de São Pedro.

Na Cidade Branca, o ponto alto das festas juninas é o banho da imagem do santo nas águas do Rio Paraguai, que é feito na noite do dia 23 para o dia 24. O costume é uma herança da presença portuguesa.

No caminho até a margem do Rio os fieis passam por diversos pontos históricos da cidade, tal como a ladeira Cunha e Cruz, local onde foi travada a batalha pela retomada do povoado durante a Guerra do Paraguai, em 1867.

Outra característica da celebração corumbaense é a crença das moças em passar por debaixo do andor para pedirem casamento. No Porto Geral, onde o santo é banhado, se concentram os casarões que um dia foram grandes armazéns e casas de exportação, lembranças do período áureo do comércio fluvial, quando o porto de Corumbá era o terceiro maior da América Latina. Após o banho, a programação segue com show pirotécnico.

As festividades juninas de Corumbá estão entre os eventos mais importantes do calendário de eventos de Mato Grosso do Sul, junto com o Carnaval e o Festival América do Sul.

Este ano, entre as atrações musicais está a banda Barra da Saia, que em 2006 ganhou o Grammy Latino de melhor CD Independente com o disco "Roça´n Roll", nome pelo qual foi apelidado o estilo musical das garotas.

Nos siga no Google Notícias