ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Crescem "cidades de lona" ao longo da BR-060

Redação | 20/09/2010 08:00

Acampadas às margens da BR-060, famílias montam mais uma cidade de lona com a bandeira sem-terra. Dois grupos se espalham pela rodovia, do lado direito e mais a frente do lado esquerdo, no sentido Campo Grande/Sidrolândia.

No primeiro acampamento, 120 famílias, mais de 500 pessoas, se aglomeram ao sol. Depois de 5 meses em estruturas de bambu, agora eles tentam ficar o menos vulnerável possível da ação do tempo. Os barracos que foram erguidos utilizando bambu, agora são desfeitos para darem lugar a habitações de madeira.

No local, muitas crianças e carros. No fim de semana era possível ver veículos pequenos e camionetes lotando o acostamento. Segundo as famílias, são carros de pessoas que colaboram com os sem-terra.

Entre os acampados a conversa é a mesma, não há previsão de conseguirem terra e deixarem a beira da rodovia. O acampamento tem aproximadamente 11 quilômetros de extensão e no fim de semana 5 homens organizavam o trabalho de reconstrução de barracos.

"Só é difícil se a pessoa quiser", afirma o acampado Manoel Vicente da Silva Sobrinho, 65 anos, "Se tiver má vontade tudo é difícil. Tem que encarar com fé e coragem".

O ex-borracheiro é divorciado e mora no acampamento com os dois filhos. Sobrinho diz estar, de certa forma, acostumado com as idas e vindas. Ele nasceu no estado de Alagoas e foi retirante até o interior de São Paulo. Anos mais tarde veio a Campo Grande em busca de melhores condições de vida, diz.

Vulnerável

Nos siga no Google Notícias