ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Criada para combater miséria, Pastoral agora trata crianças com sobrepeso

Aliny Mary Dias | 30/03/2014 09:13

Há 31 anos, a Pastoral da Criança combate a desnutrição de crianças de 0 a 6 anos que vivem em comunidades carentes. No entanto, com o crescimento dos índices de sobrepeso em jovens e adultos de todo o país, a entidade mudou o foco das ações e agora combate a obesidade. Em Mato Grosso do Sul, o índice de sobrepeso ou obesidade é de 1,1%, número quase igual ao das desnutridas, 1,4% das crianças atendidas.

Coordenadora da Pastoral no Estado, Nivalda Maria Clasen, 62, explica que o tema das campanhas anuais foi mudado há dois anos. “Várias pesquisas identificaram que os brasileiros estão mais gordinhos e essa foi a preocupação da Pastoral, nossas equipes estão orientando os pais contra a obesidade”, explica.

As equipes orientam principalmente as mães de comunidades carentes sobre a forma correta de orientar os filhos. A famosa multimistura, item usado há anos pela Pastoral para nutrir as crianças, agora deu lugar às informações nutricionais.

“Nós percebemos que o produto industrializado é o mais consumido pelas crianças, mesmo ainda bebês, por isso fazemos orientações principalmente depois que a criança é desmamada”, diz.

De acordo com os dados da coordenação nacional da Pastoral em Curitiba, há 12,530 mil famílias cadastradas em Mato Grosso do Sul. São 15,890 mil crianças de 0 a 6 anos que passam por acompanhamento constante em 57 cidades do Estado.

São 2,452 mil voluntários que identificaram 1,1% de crianças com sobrepeso e obesidade. Apesar do novo foco, a desnutrição continua, são 1,4% das crianças classificadas como desnutridas. A desnutrição em aldeias indígenas é uma das causas do problema ainda persistir no Estado.

Em Coxim, distante 262 quilômetros da Capital e sede da coordenação estadual da Pastoral, por exemplo, são 106 crianças acompanhadas e 24 delas com sobrepeso e obesidade contra duas desnutridas.

Capital mais pesada – Na última pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, Campo Grande aparece como a capital com pessoas com maior índice de sobrepeso, 56,3% da população.

O coordenador do Programa TOI (Tratamento da Obesidade Interdisciplinar) em Campo Grande, Sandro Benites, explica que o problema do sobrepeso é que a maioria das pessoas não vê o problema como doença grave.

“Temos epidemias em todas as faixas etárias porque infelizmente não conseguimos enxergar e aceitar o sobrepeso e obesidade como doença grave. É o fofinho dentro de casa, na escola é gordinho, na faculdade é o obesinho e depois na vida adulta é o mórbido. São tantas doenças e se pudéssemos enfrentar ainda na fase infantil evitaríamos problemas no futuro".

Nos siga no Google Notícias