ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Crianças índias são discriminadas em escola no Estado

Redação | 06/10/2009 21:33

Segundo o Cimi/MS (Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso do Sul), crianças indígenas que moram na aldeia Guyraroka, em Caarapó, tem sido discriminadas na Escola Municipal Cristalina, no distrito de Cristalina.

A denúncia foi feita durante um encontro organizado pela comunidade para falar sobre a campanha "Povo Guarani, Grande Povo".

De acordo com o Cimi/MS, uma mãe chegou a chorar durante o encontro e relatou as situações que seus filhos passam "na escola dos brancos". Ela disse que o constrangimento começa desde o momento em que as crianças indígenas entram no ônibus escolar, depois a situação de discriminação é feita por colegas de classe até pelos professores, conforme a denúncia.

Alguns índios relataram que, muitas vezes, o ônibus escolar não costuma esperar seus filhos, que na hora certa estão no ponto. Ocorreu caso em que o motorista, mesmo percebendo que as crianças indígenas corriam atrás do veículo, não quis parar.

Só o fato de saber que seus filhos vão numa escola fora da aldeia numa cidade de não índios já representa uma grande preocupação para as mães, segundo foi relatado durante o encontro. A situação se agrava quando as crianças chegam a suas casas contando experiências vividas e quase sempre relacionadas com aspectos que tem a ver com sua condição de indígena e sua própria cultura.

Por isso, a comunidade local quer uma escola e posto de saúde dentro da aldeia, com direito a professor indígena que os eduque em sua própria língua. Exemplo disso é a aldeia Teykue, também no município.

Casa de Reza - Na aldeia Guyraroka está sendo construída, atualmente uma casa de reza tradicional (casa de reza), com fundos do Ministério da Cultura. A mesma vai ser o maior centro de referencia cultural e da memória Kaiowa-Guarani no Estado.

A comunidade tem 28 famílias vivendo dentro de 58 hectares. O território tradicional do grupo foi identificado no ano 2000 e é de 11.440 hectares. A comunidade espera a demarcação dessas terras que hoje estão nas mãos de 22 proprietários.

Nos siga no Google Notícias