ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

CRO faz alerta sobre falsos laboratórios de próteses

Redação | 16/03/2010 09:47

O Conselho Regional de Odontologia está alertando a população sobre os riscos de falsos laboratórios de prótese em bairros de Campo Grande e também em cidades do interior do Estado.

Segundo a entidade, na Capital há denúncias de que pelo menos 15 laboratórios de fundo de quintal funcionam em situação precária em várias regiões, como no Aero Rancho, Moreninhas, Santo Amaro, Coophasul e Nova Lima.

O CRO faz vistorias, acompanhado da Vigilância Sanitária e, em casos em que o responsável não é profissional habilitado a Polícia é acionada.

A entidade faz um alerta para que a população procure saber se o laboratório tem alvará sanitário e se o profissional tem registro no CRO. Os protéticos passam por curso técnico de duas mil horas e precisam ser inscritos no Conselho.

Eles são habilitados apenas para fazer a manipulação das próteses, não podem manipular a cavidade bucal do paciente, atribuição do dentista. Porém, muitas denúncias dão conta de que protéticos estão também tirando moldes.

O CRO alerta que o paciente corre risco de sofrer problemas decorrente de procedimentos incorretos, além da possibilidade de contaminação por doenças, como é o caso da hepatite C.

Outra situação que vem sendo bastante denunciada é que em consultórios deortodontia auxiliares dos profissionais têm feito a manutenção no lugar do profissional. Apesar do grande número de denúncias, até o momento não houve flagrante.

O apelo é para que as pessoas fiquem atentas e procurem sempre consultar a situação dos profissionais junto ao CRO.

Quanto à atuação dos "falsos dentistas", os chamados práticos, há várias denúncias também em cidades do interior, como Nioaque, Bonito e em assentamentos de Sidrolândia.

O telefone do CRO para denúncias é 3321-0149

Nos siga no Google Notícias