ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Curso de produtos artesanais de limpeza garante economia de até 30%

Flávia Lima | 09/02/2016 14:30
Produção de artigos de limpeza utiliza desde fubá até frutas. (Foto:Divulgação)
Produção de artigos de limpeza utiliza desde fubá até frutas. (Foto:Divulgação)

O Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) oferece, a partir desta quarta-feira (10), uma capacitação em fabricação de produtos naturais de limpeza, que será realizada até sábado (13), no assentamento Alecrim, em Selvíria.

O curso também acontece na quinta (11) e sexta-feira (12), em Santa Rita do Rio Pardo, no Sindicato Rural do município. Além de ensinar a produzir artigos que não agridem a natureza, a proposta da capacitação é fazer com que as famílias possam economizar até 30% com a compra de produtos de limpeza nos supermercados.

Com duração de 16 horas, o curso oferece embasamento teórico, equipamentos de proteção e considerações técnicas. São utilizadas técnicas de preparo de diversos produtos, como sabão em barra, líquido, em gel, em pó, desinfetante, detergente, amaciante e extração artesanal de essências.

A instrutora do Senar-MS, Maria Cristina Sartori Lhopis, explica que os produtos fabricados em casa são de boa qualidade, além de mais baratos. “Com uma receita podemos fabricar produtos que rendem, em média, por até três meses, dependendo da forma de utilização. São produtos de qualidade com custo de produção mais baixo, o que compensa muito”, afirma a instrutora.

A utilização de recursos naturais é a base da fabricação destes produtos, feitos a partir de ingredientes como fubá, farinha, banha de porco velha, óleo usado, álcool, mandioca e até mesmo frutas. O trabalho é feito de modo coletivo, o que promove a inclusão social e integração dos alunos.

Os cuidados com o meio ambiente também são uma das preocupações no curso. Durante todo o preparo dos produtos caseiros, há reutilização de embalagens, o que ajuda na preservação ambiental. Há também a conscientização sobre o descarte adequado dos produtos, principalmente os químicos.  

Para mais informações sobre os cursos, bata acessar o site www.senarms.com.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Nos siga no Google Notícias