A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/02/2016 14:30

Curso de produtos artesanais de limpeza garante economia de até 30%

Flávia Lima
Produção de artigos de limpeza utiliza desde fubá até frutas. (Foto:Divulgação)Produção de artigos de limpeza utiliza desde fubá até frutas. (Foto:Divulgação)

O Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) oferece, a partir desta quarta-feira (10), uma capacitação em fabricação de produtos naturais de limpeza, que será realizada até sábado (13), no assentamento Alecrim, em Selvíria.

O curso também acontece na quinta (11) e sexta-feira (12), em Santa Rita do Rio Pardo, no Sindicato Rural do município. Além de ensinar a produzir artigos que não agridem a natureza, a proposta da capacitação é fazer com que as famílias possam economizar até 30% com a compra de produtos de limpeza nos supermercados.

Com duração de 16 horas, o curso oferece embasamento teórico, equipamentos de proteção e considerações técnicas. São utilizadas técnicas de preparo de diversos produtos, como sabão em barra, líquido, em gel, em pó, desinfetante, detergente, amaciante e extração artesanal de essências.

A instrutora do Senar-MS, Maria Cristina Sartori Lhopis, explica que os produtos fabricados em casa são de boa qualidade, além de mais baratos. “Com uma receita podemos fabricar produtos que rendem, em média, por até três meses, dependendo da forma de utilização. São produtos de qualidade com custo de produção mais baixo, o que compensa muito”, afirma a instrutora.

A utilização de recursos naturais é a base da fabricação destes produtos, feitos a partir de ingredientes como fubá, farinha, banha de porco velha, óleo usado, álcool, mandioca e até mesmo frutas. O trabalho é feito de modo coletivo, o que promove a inclusão social e integração dos alunos.

Os cuidados com o meio ambiente também são uma das preocupações no curso. Durante todo o preparo dos produtos caseiros, há reutilização de embalagens, o que ajuda na preservação ambiental. Há também a conscientização sobre o descarte adequado dos produtos, principalmente os químicos.  

Para mais informações sobre os cursos, bata acessar o site www.senarms.com.br ou entre em contato pelo (67) 3320-9700.

Senar-MS abre inscrições para contratar técnicos em programa do Cerrado
O Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) abriu inscrições para contratar técnicos de campo, que poderão participar do programa ABC Cerrado...
Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions