A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

21/07/2010 11:50

De maior caçador, Tonho da Onça era símbolo de conversão

Redação

Com sua trajetória contada em reportagens e até livro infantil, Antônio Teodoro de Melo Neto, o Tonho da Onça, teve a prisão decretada pela PF (Polícia Federal) na Operação Jaguar.

Tonho, que nasceu em Coxim e mora em Rondonópolis (Mato Grosso), atualmente era tido como um caso simbólico de "conversão". Depois de ser considerado o maior caçador de onças pardas e pintadas do Brasil, com 600 abates no currículo, ele passou a auxiliar, desde 1990, o Ibama e entidades ambientalistas.

Em vez de matar, os tiros eram de dardos com anestésico. Imobilizada, a onça recebe um colar para rastreamento. Contudo, investigação da PF aponta que Tonho se trata de um ex-amigo das onças.

Preso, Eliseu Augusto Sicoli afirma que contava com a experiência de Antônio para coordenar as caçadas. Na chácara de Tonho, em Rondonópolis, a polícia encontrou vários cães de caça e armamento.

Já o filho de Tonho, Marco Antônio Moraes de Melo, foi preso em Sinop, em flagrante, antes de uma caçada. As investigações começaram em outubro, depois que a ONG da qual Tonho fazia parte denunciou o sumiço de 2 onças monitoradas.

Em entrevista à revista Camalote Ecoturismo, dois anos atrás, Tonho conta que a primeira caçada foi aos 7 anos. Aos 11 anos, começou a caçar onças "pra valer". "Matava por matar", conta ele, na reportagem.

Em 2006, a história de Antônio foi registrada no livro infantil "Tonho da Onça".

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions