ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Decreto de atendimento em 30 minutos fica só no papel

Redação | 05/01/2009 10:33

No primeiro dia de vigor do decreto que concede aposentadoria em 30 minutos, ninguém foi beneficiado pela nova regra na agência central do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de Campo Grande. O motivo, supõe a chefe substituta do serviço de benefícios Maísa de Almeida Marques, é a falta de informação quanto o novo tipo de atendimento.

Mas, mesmo quem está ciente das exigências para se conseguir a aposentadoria em 30 minutos, vai ter de contar com a sorte para ser atendido dentro do tempo.

De acordo com o decreto, são beneficiados os trabalhadores urbanos que estão requerendo aposentadoria por idade: 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Porém, para ser atendido rapidamente, o cidadão tem de ter toda sua vida de contribuição no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

"Caso o contribuinte não tenha seus dados no cadastro, ou ainda, que haja alguma lacuna em sua contribuição, ele vai ter de apresentar documentos que comprovem que ele contribuiu para o INSS durante aquele período, que podem ser a carteira de trabalho ou o cartão de contribuição", explica Maísa.

Hoje, o prazo máximo para o cidadão receber o benefício da aposentadoria é de 45 dias. "Mas isso, geralmente acontece em menos de trinta dias", afirma.

Segundo Maísa, não há como saber se 100% das pessoas que têm seus cadastros no CNIS estão com as informações completas. "Mas não podemos ser pessimistas. Temos de acreditar que a maioria dos cadastros estão regulares, com tudo certo. Vamos aguardar para ver".

Para quem quer buscar o benefício da aposentadoria tem de, primeiramente, fazer o agendamendo do atendimento pelo telefone 135, ou ainda pela internet no site da Previdência Social (www.inss.gov.br), depois comparecer na data e hora marcadas com um documento de identificação. Não há como saber se a pessoa será atendida em 30 minutos ou mais até estar diante do agente.

Até o fim da manhã de hoje, nenhum cidadão tinha conseguido ser beneficiado pelo novo decreto dos 30 minutos.

Em Mato Grosso do Sul o INSS paga cerca de R$ 182 milhões para mais de 259 mil aposentados e pencionistas.

Nos siga no Google Notícias