ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Demonstração de civismo reúne 15 mil pessoas na Capital

Por Redação | 07/09/2009 10:46

Mais de 15 mil pessoas acompanharam nesta segunda-feira o desfile cívico do Dia da Independência, na avenida 14 de Julho, centro de Campo Grande.

O ato contou com a participação de escolas públicas e particulares, batalhões militares, associações e entidades assistenciais.

Também participaram do evento as principais autoridades políticas e militares do Estado, entre elas o governador André Puccinelli (PMDB), o vice-prefeito Edil Albuquerque (PMDB), o senador Valter Pereira (PMDB) e o deputado federal Waldemir Moka.

O desfile cívico foi aberto por volta das 9h, quando foi acesa a pira do fogo simbólico da pátria.

Em seguida, desfilaram a banda de música municipal e os Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que completa em 2009 50 anos de atuação no País. O grupo conta com 2.800 integrantes espalhados em 60 clubes por todo o Estado.

Crianças atendidas na Cidade dos Meninos desfilaram na seqüência. Logo depois, vieram os Demolays e as Filhas de Jó, que são grupos ligados à Maçonaria.

O Colégio Militar de Campo Grande se apresentou logo em seguida e com fanfarra própria, sendo uma das principais atrações do desfile.

Os veteranos de guerra passaram pela 14 de julho em cima de um tanque, representando a Força Expedicionária Brasileira.

Em seguida, se apresentaram o pelotão da Marinha, o quadro de saúde do CMO (Comando Militar do Oeste) e a 14ª Companhia de Polícia do Exército, que chamou a atenção das crianças com a demonstração de cães de guarda.

O batalhão que foi em missão para o Haiti foi o próximo grupo a se apresentar na 14 de Julho. Também passaram pelo local o pelotão de engenharia de Aquidauana, o 18º BLog, o 3º Batalhão de Aviação do Exército e o Regimento de Cavalaria Blindada Complementar à brigada de Dourados.

A Base Aérea de Campo Grande e sua banda musical se apresentaram na seqüência. Ao todo, são 1400 militares e 22 civis atuando em Mato Grosso do Sul, sob o comando do coronel aviador Reinaldo Pereira Alfarone.

A banda de música da Polícia Militar também passou pelo local, sendo seguida pela equipe do Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), que arrancou aplausos da platéia com demonstrações de treinamento com cães de guarda.

A próxima fase do desfile foi marcada pela apresentação de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e viaturas operacionais do CMO, além de batedores, veículos de escolta de presos, ambulâncias, viaturas e tanques do Exército.

A passagem das entidades e grupos militares foi animada pela Banda de Música do CMO.

Três helicópteros do Exército e um avião da Força Aérea sobrevoaram o desfile durante cerca de uma hora e meia.

A Defesa Civil atendeu 15 pessoas que passaram mal durante o ato cívico, a maioria por calor e falta de alimentação. Uma criança se perdeu de seus pais, sendo localizada cerca de uma hora depois do fim do desfile.

Galeria de fotos