ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Denatran avaliará pedido do Inmetro sobre capacetes

Redação | 05/01/2008 10:56

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) pretende decidir na segunda-feira quais medidas adotará para coibir o comércio clandestino de selos de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Ontem, o instituto pediu a suspensão da resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor desde terça-feira.

A medida estabelece novas regras para o uso de capacetes e uma delas é a exigência do selo, para fins de fiscalização. Pela avaliação inicial dos técnicos, a medida menos traumática para resolver o impasse seria recomendar aos motociclistas cujos capacetes não têm o selo a imprimir no site do instituto os certificados de qualidade.

Outra possibilidade defendida pelo Inmetro seria suspender a resolução por um período entre um e três meses, até que se chegue a um consenso. O Inmetro alega que o adesivo foi criado - e deveria continuar sendo usado - apenas como certificado de qualidade. (Com informações do jornal O Estado de São Paulo).

Fevereiro- No Estado, a ausência do selo do Inmetro só será punida com multa a partir de 11 de fevereiro. Até lá, a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito) fará campanhas educativas. O demais itens da nova resolução, como viseira e óculos apropriados, já resultam em multas caso estejam irregulares.

Nos siga no Google Notícias