A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

10/02/2012 19:47

Dengue tipo 4 está perto de MS e rede de saúde não está preparada, admite secretária

Fernando da Mata

Beatriz Dobashi fez a afirmação durante reunião da CIB (Conselho Intergestores Bipartite Estadual), nesta sexta-feira (10)

Secretária estadual de saúde, Beatriz Dobashi (Foto: Marlon Ganassin)Secretária estadual de saúde, Beatriz Dobashi (Foto: Marlon Ganassin)

O vírus tipo quatro da dengue está cada vez mais próximo de Mato Grosso do Sul. Se ele chegar, o estado pode enfrentar uma epidemia grande e o sistema de saúde não dar conta, segundo a titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Beatriz Dobashi.

“Estamos circundados pelo vírus quatro. Então, se o vírus quatro entrar aqui e nós tivermos com o índice alto de infestação do Aedes aegypti, vai ter uma epidemia muito grande e os serviços de saúde não vão dar conta”, afirmou Dobashi durante reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite Estadual) com os secretários municipais de saúde, na tarde desta sexta-feira (10).

O tipo quatro da doença foi registrado em todos os estados que fazem divisa com Mato Grosso do Sul (Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná), além da Bolívia, país vizinho. Por isso, a secretária de saúde destacou que Mato Grosso do Sul está ‘cercado’.

Dobashi ressaltou ainda que o órgão atua o ano inteiro na luta contra a dengue, independente de epidemia. Porém, alertou para o fato de várias áreas estarem com índice alto de infestação do mosquito da dengue.

Sobre medidas para conter a entrada do vírus quatro, o coordenador de vetores da SES, Aldecir Dutra, garantiu que todos os municípios fronteiriços têm técnicos atuando para impedir que isso aconteça.

Para o infectologista Rivaldo Venâncio, é questão de dias, semanas ou meses para o tipo quatro chegar em Mato Grosso do Sul. “Não tem como impedir”, lamentou.

Sobre as medidas preventivas adotadas, Venâncio disse que isso ajuda, mas não é 100% eficaz. “É uma doença que a pessoa pode vir com ela encubada de outro lugar. Aí chega no estado sem sentir nada, depois sente febre e depois se diagnostica o vírus. Nesse período, pode haver contaminação, pois um mosquito pode picar a pessoa e espalhar o vírus”, justificou o infectologista.

Casos de dengue - Nas primeiras cinco semanas de 2012, foram registrados 1.473 casos de dengue em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No mesmo período de 2011, 2.722 pessoas contraíram a doença.

Três Lagoas é o município do estado com a mais alta incidência de casos para cada 100 mil habitantes. O número é de 597,30, de acordo com a SES.

MS está cercado por locais que tiveram registro de vírus quatro da dengue (Foto: Arte/Campo Grande News)MS está cercado por locais que tiveram registro de vírus quatro da dengue (Foto: Arte/Campo Grande News)
Três pessoas morreram vítimas da dengue na Capital em 2011, segundo a Sesau
Em 2010 foram 22 mortes confirmadasDe acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em 2011 foram confirmadas três mortes por dengue na Capita...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...


Já estou cansado de enviar e-mails e comentários até já participei de reportagens sobre terrenos da prefeitura que são verdadeiras selvas tomadas por lixo, vamos matar o mal pela raiz fazendo a limpeza dessas áreas. É tudo muito simples ao invés de só cobrar deêm exemplos.Se quiserem uma mostra moro as margens da nova Av. Laucidio Coelho próximo a ponte do bairro união área também abandonada.
 
José Edson em 12/02/2012 12:57:59
nao adianta so limpar terrenos se a populacao continuar nao dando a minima importancia em se ter o seu proprio quintal limpo seus vasos de plantas sem o pratinho ou que se coloque neles areia ou seja o poder publico faz sua parte mas a populaçao tambem tem que ajudar.DEngue nada mais e que falta de consciencia!!!!!!
 
silvia c de souza em 12/02/2012 09:07:27
Ela já ta anunciando posivel investimento em carater emergencial .................sem licitação , vamos ficar de olho SENHORES, o que vem por ai.....
 
leonardo em 11/02/2012 05:39:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions