A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

29/04/2009 11:30

Depen lançou hoje oficialmente Sistema Biométrico em MS

Redação

Foi lançado hoje oficialmente em Mato Grosso do Sul o Info-Gestão (Sistema Nacional de Informações Penitenciárias), sistema que inclui todo o histórico do interno no sistema penitenciário nacional.

Conforme o coordenador-geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Alexandre Cabana de Queiroz, o programa muda ainda a forma de remessa do Fundo de Manutenção do sistema Prisional, destinado aos estados.

Através dos dados referentes a população carcerária, a Depen vai destinar mais recursos aos estados com maior contingente. "Hoje essa remessa segue o critério político", admite.

Conforme dados do Ministério da Justiça, o orçamento de 2009 às penitenciárias de todo País é de R$ 31 milhões. Desse total, R$ 1,3 milhões são destinados a MS e devem ser empregados em aparelhamento, aquisição de equipamentos de informática, entre outros.

Cabana explica ainda que outra novidade do InfoPen Gestão é que ele evitará a duplicidade de identificação através de registro das digitais do preso. Para a implantação em MS, a Depen doou 74 computadores que foram instalados em 42 unidades penais. No Estado, o sistema deve ser implantado até junho.

"O segundo passo agora é fazer o treinamento dos servidores", afirma Cabana. Para implantação total até o fim do ano o Estado deve receber leitores para o sistema biométrico, que registram pelas digitais dos presos os dados pessoais de cada um deles.

A unificação e padronização do sistema vão permitir que a Depen tenha o diagnóstico completo do sistema penitenciário de todo País. Servidores de uma unidade prisional terão acesso a rotina de outra unidade em estado diferente.

O sistema já foi instalado em 17 estados que farão a integração com MS. O estado do Espírito Santo foi o primeiro a implantar o sistema no país. Em Campo Grande, equipamentos foram instalados na Colônia Penal Agrícola há 1 ano, mas nunca havia funcionado.

Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...
UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions