ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Deputadas querem acompanhar inquéritos sobre aborto

Redação | 05/05/2008 19:20

A bancada feminina da Câmara de Deputados quer acompanhar o indiciamento das mulheres que fizeram aborto na clínica de planejamento familiar da médica Neide Mota Machado. Nesta segunda, a Sandra Rosado (PSB-RN), representando a bancada feminina, apresentou requerimento ao presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

De acordo com a deputada, é preciso analisar a questão para que não se punam as mulheres que estiveram na clínica para outros procedimentos que não seja a prática do aborto. "Nós queremos ter essa noção. Queremos acompanhar a apuração, a investigação, mas que não se condene aquelas que passaram pela clínica e não praticaram o aborto", disse a parlamentar à Agência Brasil.

Entre as preocupações da bancada feminina está o fato de que muitas mulheres podem ir a uma clínica de maternidade para procedimentos como curetagem e numa investigação essas mulheres passarem a figurar como suspeitas de que fizeram aborto. Chinaglia deve responder ao pedido até o fim da semana.

No dia 3, o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados afirmou que há aspectos que considera graves no caso, como a violação do sigilo médico que tornou público o cadastro da clínica por onde passaram, nos últimos 20 anos, as mulheres que supostamente abortaram. Ele criticou o fato de a investigação estar sendo feita por meio de um processo coletivo.

Na avaliação de Mattos, o envolvimento de tantas mulheres com o aborto num estado pouco populoso como o Mato Grosso do Sul pode indicar um quadro ainda mais grave para o País. Além disso, demonstra que o aborto é um problema de saúde pública que ainda não foi debatido e encarado com profundidade pela sociedade. (As informações são da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias