ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Deputado diz que fazendeiros de MS estão matando javalis

Redação | 23/09/2010 16:30

Propositor de audiência pública desta quinta-feira sobre prejuízos causados por javalis a produtores rurais na região de Rio Brilhante, o deputado estadual Paulo Corrêa (PR) afirmou que fazendeiros confidenciaram a ele que já mataram javalis.

Segundo ele, os produtores muitas vezes precisam abater os javalis para protegerem a própria vida. "Encontrou o javali e faz o quê? Sai correndo?", questionou. Paulo Corrêa é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Um javali adulto pode chegar a 1,5 metro de comprimento e pesar até 200 kg. A estimativa é que existam 50 mil javalis em Rio Brilhante, Japorã, Itaporã, Nova Alvorada do Sul e Douradina.

"Os produtores rurais estão com receio de tomar uma atitude por uma questão legal", disse o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Eduardo Correa Ridel.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomas, os javalis foram responsáveis por destruir mais de 3% da área plantada gerando prejuízo de R$ 1 milhão neste ano.

"Um único produtor teve 200 hectares de milho derrubado", afirmou. "Nossa proposta é controlar o aumento da população desses animais. Isso tem que ser urgente. Não vamos deixar para amanhã", acrescentou.

Diretor de Operações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), José Mario Pinesse afirmou que os javalis são transmissores da peste suína e da Aujeszky, doenças que não atacam o homem, mas contaminam os porcos e causam grandes prejuízos.

No caso da Aujeszky, segundo ele, existe uma vacina importada, mas ela é muito cara e a vacinação só é permitida com autorização do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).

Nos siga no Google Notícias