ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Detran dá prazo para entrega voluntária de CNH suspensa

Redação | 22/10/2009 09:28

O Detran/MS (Departamento Nacional de Trânsito) espera receber voluntariamente em todo Estado 2.140 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) de condutores que tiveram a permissão para dirigir suspensa por embriaguez.

O prazo de entrega voluntária começa hoje e termina no dia 3 de novembro. Quem não comparecer ao órgão dentro do prazo, deve ser surpreendido em casa.

O Detran dará início ao processo de busca e apreensão do documento, batendo na porta de cada condutor que teve mais pontos que deveria negativos na CNH.

Lei Seca - Segundo o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira, a medida tem como objetivo fazer valer a Lei 11.705, a conhecida Lei Seca. Ele ressalta que os números registrados nos últimos dois anos derrubam a tese de que a lei "não pegou".

Dados levantados pelo Detran apontam que as apreensões por embriaguez cresceram entre 40 a 45% em relação a todas as infrações cometidas diariamente.

"As pessoas ainda não entenderam que a lei veio para ficar. Independe de quem cometeu a infração, será punido com a suspensão do documento. Quem passou pelo exame de alcoolemia e deu positivo, vai responder pela punição", afirma.

De 2007 a setembro deste ano, o número de apreensões por embriaguez cresceram cerca 100%. Foram 680 em 2007 e 1.349 até setembro. A estimativa do departamento é que até o fim do ano as infrações cheguem a 1.800 multas.

O condutor pego nesta situação recebe uma multa gravíssima de R$ 995 mais 7 pontos negativos na carteira. Neste caso, a permissão para dirigir é encaminhada ao órgão e é instaurado um processo que leva 90 dias, sendo assegurado a direito da defesa do acusado.

Se condenado, o condutor deve entregar em um prazo de 48 horas o documento. São 1.170 nessa situação, só em Campo Grande.

Em casa - Quando vencer o prazo de entrega voluntária, um grupo formado por policiais civil, militar e um técnico do Detran, começarão a percorrer as casas dos motoristas.

A mesma experiência foi aplicada no Estado do Paraná e levou a entrega voluntária de 4 mil CNH's. "Aqui esperamos que a entrega seja de 100%", diz Carlos Henrique.

Nos siga no Google Notícias