ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Diretor diz que solução seria fechar PS da Santa Casa

Redação | 21/07/2009 16:13

Em entrevista coletiva, convocada nesta tarde para esclarecer o problema de falta de vagas no CTI (Centro de Terapia Intensiva) da Santa Casa, em Campo Grande, o diretor clínico do hospital, Carlos Barbosa, afirmou que para resolver a superlotação seria necessário fechar o pronto socorro.

De acordo com ele, a falta de vagas no CTI acaba provocando inchaço também na emergência. Isso porque os pacientes que estão em estado grave, aguardando a liberação de leito no Centro, têm de ficar no pronto socorro. Com isso, ficam 'ocupando' a vaga dos que chegam ao hospital, necessitando do atendimento de emergência.

"O que deveria acontecer é o CRM (Conselho Regional de Medicina) vir aqui, reconhecer que o Pronto Socorro está trabalhando além de sua capacidade e fechar até resolver o problema", afirma.

Entretanto, ele mesmo admite que essa solução iria comprometer a situação de quem necessita do atendimento.

Inchaço - O diretor clínico alega que a Santa Casa foi projetada para atender aos 350 mil habitantes da Capital em 1980, mas hoje precisa atender à demanda de 750 mil pessoas, que corresponde aproximadamente à população da cidade. "O grande erro é atender além da capacidade", desabafa.

Segundo o diretor, o hospital não se recusa a receber pacientes que precisam de atendimento. Contudo, o fato de precisar atender doze pessoas no pronto socorro quando só caberiam seis, por exemplo, 'piora o prognóstico' de todos os que estão sendo atendidos.

"Mas que opção eu tenho. A gente não vai recusar pacientes e tem que ir atendendo mesmo nessas condições", afirma.

Nos siga no Google Notícias