A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

10/05/2010 11:48

Dois Irmãos deve receber presos do Complexo Penal

Redação

Sob pressão da justiça, que ordenou a transferência de 663 presos do Complexo Penal de Campo Grande devido à superlotação, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) pretende levar parte dos internos para Dois Irmão dos Buriti, a 105 km da Capital.

O presídio foi projetado para o regime fechado, mas atualmente abriga presos do semiaberto de Campo Grande. Com a ativação do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, inaugurado nesta segunda-feira, os 70 presos do semiaberto vão retornar à Capital. O presídio de Dois Irmãos tem capacidade para 240 pessoas.

O juiz da 1ª Vara de Execuções Penais de Campo Grande, Francisco Gerardo de Souza, determinou a transferência de 150 presos do presídio de Segurança Máxima, 62 internos do Centro de Triagem e 451 do Presídio de Trânsito.

A Agepen recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que manteve a decisão original. Apesar dos recursos negados, a Sejusp (Secretaria de Segurança Pública) havia condicionado a transferência dos presos à conclusão das obras do Centro Penal.

Com investimento de R$ 7,5 milhões, o Centro Penal já começa a funcionar com 700 das mil vagas ocupadas. De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Deusdete Souza de Oliveira Filho, nesta semana os presos de Dois Irmãos do Buriti serão trazidos para a Colônia Penal.

Em seguida, os internos serão levados de forma gradativa para o Centro Penal. "Primeiro os que trabalham, estudam, os idosos e réus primários".

Segundo o diretor da Agepen, o fato de o Centro Penal já ter 70% das vagas ocupadas não chega a causar preocupação, pois dos 3.700 presos do regime fechado, poucos terão direito imediato à progressão de pena. "Revisamos todos os processos para ver a quantidade de progressões. Não vai chegar à superlotação", pondera.

Já o destino da Colônia Penal ainda não foi definido. A área pertence à prefeitura e umas das possibilidades é a devolução ao município.

Carro roubado no RJ é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions