ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Em 2011, operações do DOF apreenderam 10 toneladas de maconha

Da Redação | 18/01/2012 22:22
Drogas são apreendidas diariamente nas rodovias de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Drogas são apreendidas diariamente nas rodovias de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

O combate permanente ao crime organizado e ao tráfico de drogas na fronteira entre o Brasil, Paraguai e Bolívia em Mato Grosso do Sul realizado pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), apreendeu cerca de 10 toneladas de maconha e 1,1 toneladas de cocaína em 2011.

No total 375 pessoas foram presas, sendo 185 por tráfico de drogas e mais 156 por outros delitos. Além de 34 mandados de prisão. A apreensão de cigarros contrabandeados também foi alta, mais de 476 mil pacotes do produto foram retirados de circulação, 30 mil a mais que em 2010.

Foram recolhidos ainda quase 105 mil unidades de DVD’s; 65.012 CD’s piratas e 1.392 unidades de pneus. Também foram apreendidas 33 armas de fogo, além de 55,80 m3 de madeira.

O DOF conseguiu reaver 68 veículos que transitavam na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, utilizados para o transporte de drogas, mesma quantidade recuperada em 2010.

Desde setembro as operações foram intensificadas, e o efetivo teve aumento de 20%, para controlara entrada de animais no Brasil, já que ono Paraguai houve foco de aftosa. Essas ações visam à multiplicação de pontos de fiscalização.

Neste ano, o DOF deve aumentar em pelo menos 305 o quadro de efetivo, além de novas viaturas e equipamentos para auxiliar a fiscalização dos 670 km de fronteira seca.

Segundo o coronel da PM Edilson Osnei Nazareth Duarte, diretor do DOF ainda há dois projetos em andamento, um deles é de vídeo-monitoramento, que deve ser instalado para atender os municípios de Ponta Porã, Naviraí, Dourados e Coronel Sapucaia. E o outro é de “rastreabilidade”, que deve identificar em tempo real, o posicionamento exato de cada equipe.

“O patrulhamento constante e permanente, incluindo as equipes itinerantes que percorrem a linha que delimita os dois países tem coibido os crimes típicos de fronteiras como contrabando, descaminho, furto e roubo de veículos, e, principalmente, o tráfico de drogas”, explica o coronel Duarte.

Nos siga no Google Notícias