A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

30/08/2013 15:35

Em 32 horas, temperatura sobe 31,3ºC; Chuva? Só na terça, mas não faz frio

Elverson Cardozo
Temperatura, nesta sexta-feira, passou dos 34º C. (Foto: João Garrigó)Temperatura, nesta sexta-feira, passou dos 34º C. (Foto: João Garrigó)

Em 32 horas, da manhã de ontem (29) para o início da tarde de hoje (30), a temperatura, em Campo Grande, subiu 31,3ºC. Às 7h de quinta-feira, os termômetros marcaram mínima de 3,1ºC. Nesta sexta, às 14h, dados da estação do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), na Capital, apontaram 34,4ºC.

A umidade, no mesmo período, fez o processo contrário: despencou de 61% para 14%. O índice coloca a cidade em estado de alerta. Chuva? Só na terça-feira (3), no final da tarde, mas não deve esfriar.

A previsão é do Cemtec MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul). A metereologista do órgão, Cátia Braga, explica que a temperatura tende a ficar alta nesses dias, acima dos 30ºC, a partir de hoje até terça-feira.

Apesar do “chuvisco”, o frio não deve bater à porta, porque será “tipo uma chuva de verão”. A umidade, no entanto, continuará baixa.

Quem percebeu a mudança rápida no tempo, também sentiu na pele. É o caso da pensionista Eroni Cabral, 54 anos, que voltou a passar pomada nos braços. “Ontem também tive falta de ar, dor na cabeça e no meu tórax”, relatou, ao comentar que é alergia e esse clima quase desértico faz secar a garganta e o nariz.

“Minha neta, que nasceu de 8 meses, está com pneumonia por causa do tempo. Já melhorou, mas o médico disse que pode voltar”, contou.

Eroni Cabral sentiu na pele a mudança do tempo. (Foto: Simão Nogueira)Eroni Cabral sentiu na pele a mudança do tempo. (Foto: Simão Nogueira)

Elizabeth Pereira, 59 anos, também reclama, mas o motivo é outro. Com o frio que fez durante a semana, a vendedora de água de coco não lucrou nada. Ficou em casa. Voltou às ruas ontem, mas, como é final de mês, e a maioria está sem dinheiro, o trabalho não rendeu.

“Quase fali naquele frio louco”, brincou, ao comentar que, apesar da baixa umidade, o calor, para ela, continua a ser bem-vindo.

Estado – Em Mato Grosso do Sul, 15 cidades registram temperaturas abaixo dos 20% e também estão em estado de alerta. Coxim desponta na lista como o município em situação mais crítica.

Ontem, a população teve de suportar umidade em 7%. Hoje, o índice está em 13%, mas a temperatura continua alta, na casa dos 36ºC. Sonora, Maracaju, Nhumirim e Bela Vista com 14%.

Sidrolândia, Ivinhema Cassilândia e Água Clara registram 15%, enquanto Mirada, Aquidauana, Jardim e Amambai marcam 17%, contra 18% de Costa Rica e Sete Quedas.

As 15 cidades que estão com baixa umidade, também apresentam temperaturas elevadas, que variam entre 31,1º C, em Sete Quedas, e 36,9º C, em Nhumirim, no Pantanal da Nhecolândia.

Em Ponta Porã, fronteira com o Paraguai, a estação do Inmet aponta umidade em 20%, assim como em Chapadão do Sul. Bataguassu e Corumbá registram 22%. Itaquiraí tem 24%. Com 26% estão os municípios de Paranaíba e Três Lagoas. As temperaturas máximas, nessas 7 cidades, variam de 30,2ºC a 33,6ºC.

Chuva - Em Mato Grosso do Sul também há previsão de chuva, segundo o Cemtec-MS, mas isso, se ocorrer, também será na terça-feira e com pouco volume.

(matéria editada às 16h53 para corrigir o título)

Frio começa a ir embora e temperatura volta a subir na Capital
A sexta-feira amanheceu mais agradável em Campo Grande se comparado aos outros dias da semana, onde a sensação térmica ficou abaixo dos 0ºC. O começo...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions