A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 19 de Novembro de 2017

20/06/2009 09:58

Em alerta, Saúde terá R$ 1 mi contra dengue em MS

Redação

Com aumento de 248% dos casos de dengue em 2009, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) está em alerta para o combate à doença para o Verão, período em que as condições climáticas são favoráveis à ocorrência de epidemia.

De acordo com Eugênio Barros, diretor da Vigilância em Saúde, as ações terão início em setembro. "Estamos bastante preocupados. Em agosto, vamos fazer reuniões com os servidores para a campanha do Verão 2010", afirma Barros.

Conforme ele, será destinado R$ 1 milhão para o combate à doença. Para 2009, preocupa a circulação dos tipos 1 e 2, que podem atingir, principalmente, crianças.

A dengue tem quatro tipos, contudo o tipo 1 estava há 13 anos sem circular no Estado e o tipo 2, há 7 sete anos. De acordo com ele, enquanto os adultos estão parcialmente imunes, as crianças não tiveram contato com os subtipos. Em 2007, a epidemia foi causada pelo tipo 3.

Em Dourados e Campo Grande, será substituído o larvicida, pois o mosquito criou resistência. O larvicida é reaplicado pelos agentes de saúde há cada dois meses.

Em 2009 já foi registrada uma morte por dengue hemorrágica. De acordo com Barros, o caso não "fechou 100%", mas os indícios apontaram para a forma hemorrágica da doença. Eduardo Costa Bussons da Silva, de 7 anos, estava internado no HU (Hospital Universitário) e morreu no dia 28 de maio.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions