A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/03/2012 10:10

Em Bonito, servidoras são presas suspeitas de cobrar consulta do SUS

Wendell Reis

Prefeito nega irregularidades e critica atuação da Polícia Civil

Servidoras manifestam contra prisão, alegando que funcionárias cumprem ordens(Foto: Arquivo Pessoal)Servidoras manifestam contra prisão, alegando que funcionárias cumprem ordens(Foto: Arquivo Pessoal)

Três funcionárias da Prefeitura Municipal de Bonito estão detidas desde ontem (7) pela Polícia Civil suspeitas de cobrar por atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde). O delegado responsável, Roberto Gurgel Filho, não falou sobre o caso que, segundo ele, está em segredo de Justiça.

Já o prefeito, José Arthur, não acredita em irregularidades e alega que a Agência de Regulação ajuda os pacientes, encaminhando aqueles que não querem esperar pelo atendimento do SUS, que geralmente é mais demorado. O prefeito afirma que os encaminhamentos são feitos a pedido dos pacientes e os mesmos pagam uma taxa social.

Segundo o prefeito, os encaminhamentos são feitos pelos funcionários porque na maioria dos casos, trata-se de pacientes mais carentes. Como exemplo, o prefeito cita os exames de tomografia computadorizada, que demoram três meses. Nestes casos, as funcionárias marcam a consulta e encaminham. “Não é cobrado pelo serviço do SUS”, garantiu.

José Arthur critica o trabalho policial, avaliando que há um exagero na ação. O prefeito alega que as funcionárias são de carreira, sem nada que desabone sua conduta, têm residência própria e são conhecidas no Município, o que não justificaria a permanência delas na delegacia desde ontem.

“É exagerado. São mães de família, que estão presas em um dia especial, que é o Dia da Mulher. Os funcionários estão revoltados. Estão até fazendo passeata. A coisa é estranha. Tem que ser apurado. Se houve alguma irregularidade, tem que responder, mas parece que está ocorrendo um sensacionalismo”.

José Arthur afirma que a Saúde em Bonito evoluiu muito e hoje conta com 13 médicos. Além disso, afirma que repassa 22% ao setor, sendo 7% a mais do que o estabelecido por lei, o que segundo ele, traz um atendimento razoável.

Ainda segundo o prefeito, a prefeitura está entrando com recurso para que as funcionárias respondam em liberdade. O Campo Grande News entrou em contato com o delegado Roberto Gurgel Filho, ele disse que respeita a opinião do prefeito e que não vai comentar sobre o assunto.



Não é de hoje que denuncias são feitas a respeito da situação da saúde pública de Bonito. As contrataçoes dos médicos pela prefeitura já foram consideradas inconstitucionais, e o que foi feito??? Não é de hoje que é cobrado das pessoas que procuram atendimento no Hospital pelo sus. Dessa vez, PARABENS ao Delegado e a Juiza da Cidade que tomaram as devidas providencias
 
João Ferraz em 09/03/2012 09:35:36
Se as servidoras erraram ou não eu não sei, mas o exagero na detenção das 3 esta claro! Deveriam ser condenadas após julgadas. Não acredito que elas fugiriam de Bonito. E enquanto isso, criminosos perigosos estão levando uma vida "sossegada". Isso não é justo, é lamentável!
 
Ana Maria Fonseca em 09/03/2012 09:10:07
Ilustrissimo sehor Prefeito, a autoridade policial sabe o que está fazendo,pois se ficar comprovado o excesso de sua competência, vai responder. Já em questão das acusadas, fica dificil dizer que onde há fumaça não tem fogo,mas se não tiver,logo sairão déssa.
 
Amilton Almeida em 08/03/2012 11:31:31
Todo mundo sabe a bagunça que é a saúde em Bonito basta vim aqui pra ver. Não tem remédio não tem medico não tem nada so fila isso tem de monte. Deve ser por isso que é taum ruim o atendimento nos postos. Os pobres ficam dependendo de tudo enquanto esse povo so quer saber de cobrar. A verdade é que a saúde daqui é um lixo, nao passa nem perto de ser razoável.
 
Adalberto Xavier de Almeida em 08/03/2012 11:29:41
O que revolta é saber que pela quantidade de impostos que pagamos nesse país, era para termos saúde e educação exemplares. Até quando a gente vai sofrer assim? Graças a Deus tenho plano de saúde, mas morro de dó de quem não tem, pq também já tive que depender do SUS. Os médicos, que estudam por volta de 10 anos, ganham uma merreca e os atendentes coitados, trabalham em péssimas condições. Triste!
 
Vanessa Martins em 08/03/2012 11:25:33
O que dizer de um prefeito que era dono de uma bicicletaria falida e hj, após três mandatos, é mega fazendeiro. Agora que a polícia faz o trabalho dela ele vem criticar. Dizer que a saúde de Bonito é razoável é brincadeira. Tem dia que nem médico no hospital tem. Parabéns à Polícia e que isso sirva de exemplo aos demais que brincam com a saúde e o dinheiro do povo.
 
Ricardo Mauricio Santos em 08/03/2012 10:33:26
Gente pelo amor de Deus!eu já trabalhei na saúde em Bonito,o pior cego é aquele que não quer enxergar,dizer que a saúde não melhorou,ser adversário politico é uma coisa,ter birra do prefeito é outra,usar de maldade pior ainda.Cuidado heim com a justiça que não erra.Ninguem aqui é tão ignorante que não conhece Tabela Social,qto as serv. só tentaram ajudar, deixa esperar ate aparecer vaga no sus.
 
carla pontes em 08/03/2012 09:32:36
Quando o prefeito afirma "que os encaminhamentos são feitos a pedido dos pacientes e os mesmos pagam uma taxa social". Ele assume a responsabilidade total do fato ilícito (improbidade administrativa). As funcionárias apenas cumpriam com as determinações superiores, sob pena de serem demitidas do serviço público.
 
Joanne Pereira em 08/03/2012 08:42:11
me sinto profundamente inconformada com a injustiça feita com essas tres mulheres guerreiras, maes e trabalhadoras honestas e fico profundamente triste com tantos comentarios maldosos! porque elas foram humilhadas em sua casa e até mesmo no local de trabalho. e os verdadeiros inflatores q agem livremente em nossa cidade? onde estão?
 
carla dos santos nogueira em 08/03/2012 08:21:45
Enquanto isso os que matam, roubam, abusam de sexualmente de crianças, estupram mulheres nas ruas, estão soltos......Isso é um absurdo! Este delegado quer se aparecer, deveria ter aberto um inquérito e se no final houvesse a conclusão de crime, tomar essa atitude. Eu já procurei a delegacia por casos que necessitavam de uma intervenção rápida e sempre ouvi a mesma clássica: "só amanhã"
 
Larissa Oliveira em 08/03/2012 05:42:56
parabéns,delegado,isso deverá colocar um ponto final no descaso com a saúde em bonito.
injustiça é carente pagar pelo serviço do sus.
 
Fernando de Andrade em 08/03/2012 03:52:03
Que a policia sirva mesmo de exemplo e prenda bandido e ladrões que entram nas casas e roubam e nada é feito e não pessoas que estão trabalhando e só estão fazendo o que mandam...é um verdadeiro absurdo isso.
 
Suellen Castro em 08/03/2012 03:44:27
O manifesto não tem nada a haver com a administração do prefeito. A caminhada foi um protesto pela prisão injusta e indevida das funcionárias da saúde, Graças a DEUS elas ja estão em liberdade.
 
Daniela Geraldo em 08/03/2012 03:28:25
Brincadeira Prefeito Jose Arthur você ta desinformado da aual situação na saúde de seu Municipio, lamento informa-lo que nunca esteve tão ruim o atendimentouir ser atendido lá só por um milagre, falar com o médico coisa de conto de fada, vi uma pessoa com dor pedidno por favor pra ser atendida sem exito, uma outra que não se deu com o remedio precisava mudar o medicamento tb só pra dali um mes...
 
Ana Maria Costa em 08/03/2012 02:21:58
Desculpa, más não concordo com os comentários acima, sempre que precisei fui atendida.
 
Maria Helena Gomes em 08/03/2012 01:35:58
verdade,gostei dess comentário do Ricardo Maurício,parabens!!!!!
 
aline da silva em 08/03/2012 01:26:53
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions