ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Em Bonito, servidoras são presas suspeitas de cobrar consulta do SUS

Wendell Reis | 08/03/2012 10:10

Prefeito nega irregularidades e critica atuação da Polícia Civil

Servidoras manifestam contra prisão, alegando que funcionárias cumprem ordens(Foto: Arquivo Pessoal)
Servidoras manifestam contra prisão, alegando que funcionárias cumprem ordens(Foto: Arquivo Pessoal)

Três funcionárias da Prefeitura Municipal de Bonito estão detidas desde ontem (7) pela Polícia Civil suspeitas de cobrar por atendimentos do SUS (Sistema Único de Saúde). O delegado responsável, Roberto Gurgel Filho, não falou sobre o caso que, segundo ele, está em segredo de Justiça.

Já o prefeito, José Arthur, não acredita em irregularidades e alega que a Agência de Regulação ajuda os pacientes, encaminhando aqueles que não querem esperar pelo atendimento do SUS, que geralmente é mais demorado. O prefeito afirma que os encaminhamentos são feitos a pedido dos pacientes e os mesmos pagam uma taxa social.

Segundo o prefeito, os encaminhamentos são feitos pelos funcionários porque na maioria dos casos, trata-se de pacientes mais carentes. Como exemplo, o prefeito cita os exames de tomografia computadorizada, que demoram três meses. Nestes casos, as funcionárias marcam a consulta e encaminham. “Não é cobrado pelo serviço do SUS”, garantiu.

José Arthur critica o trabalho policial, avaliando que há um exagero na ação. O prefeito alega que as funcionárias são de carreira, sem nada que desabone sua conduta, têm residência própria e são conhecidas no Município, o que não justificaria a permanência delas na delegacia desde ontem.

“É exagerado. São mães de família, que estão presas em um dia especial, que é o Dia da Mulher. Os funcionários estão revoltados. Estão até fazendo passeata. A coisa é estranha. Tem que ser apurado. Se houve alguma irregularidade, tem que responder, mas parece que está ocorrendo um sensacionalismo”.

José Arthur afirma que a Saúde em Bonito evoluiu muito e hoje conta com 13 médicos. Além disso, afirma que repassa 22% ao setor, sendo 7% a mais do que o estabelecido por lei, o que segundo ele, traz um atendimento razoável.

Ainda segundo o prefeito, a prefeitura está entrando com recurso para que as funcionárias respondam em liberdade. O Campo Grande News entrou em contato com o delegado Roberto Gurgel Filho, ele disse que respeita a opinião do prefeito e que não vai comentar sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias